Com história, por favor!! [Tortinhas com Massa de Aveia e Azeite de Oliva]

Não há nada mais gratificante para uma escritora de um diário de receitas virtual (leia-se blog) que um seguidor elogiar suas fotos no Instagram e dizer que está ansioso pela receita!

Hoje em dia, receitas pipocam aos milhares na rede e muito raramente alguém vai até um blog de receitas atrás de uma. Ainda mais se o blog em questão tiver um monte de palavras – como este aqui, que contam uma história – antes da tão esperada receita. E eu sou assim. Uma contadora de histórias. Quando comecei o blog, minha intenção nunca foi passar receitas, mas contar meus “causos”. Achei que a receita seria uma isca! 😉 Muitas vezes, eu também recorro ao “Santo Google” para encontrar uma receita rapidinha ou uma dica no meio de um preparo.

No entanto, o que eu gosto mesmo, é de ler o que antecede a receita. Saber o porquê dela estar ali, conhecer a pessoa atrás da tela do computador apenas lendo as palavras que ela cuidadosamente escolheu para emoldurá-la! Adoro livros que trazem contos e pontos. Não só as receitas. Que se importam com que os ingredientes sejam os personagens de um romance ou uma aventura que acabará em um delicioso banquete e viverão felizes para sempre tendo cumprido o seu papel no mundo da alimentação…

O meu favorito é Yotam Ottolenghi. A cada receita, em todos os seus livros, lindas histórias de sua infância em Jerusalém, sua vida em Londres, me transportam para o Oriente Médio num lindo faz de conta gastronómico. Adoro também Fuchsia Dunlop e sua  capacidade de fazer da cozinha chinesa algo trivial e corriqueiro. Aqui no Brasil, quem representa muito bem este papel é a chef Carla Pernambuco. Seus livros, sempre recheados de histórias de cozinha, transformam qualquer receita numa viagem!

Mas voltando a receita de hoje… Agradeço muito a Deia Tomaz, que através de um singelo comentário no Instagram, fez esta postagem virar quase um romance! 😉

Tortinhas de Farinha Integral, Aveia e Azeite de Oliva (6 tortinhas de 10cm ø)

Com tampinha ou sem, essas tortinhas são deliciosas opções para um lanche

Com tampinha ou sem, essas tortinhas são deliciosas opções para um lanche

Ingredientes:

150g de farinha de trigo integral

50g de flocos finos de aveia

1 colher de chá de sal

2 ovos pequenos, ligeiramente batidos (aproximadamente 100g)

6 colheres de sopa de azeite de oliva (aproximadamente 90ml)

1 colher de sopa de água gelada

Os recheios podem ser do que tiver na geladeira.

Os recheios podem ser do que tiver na geladeira.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes secos em uma tigela. Em outro recipiente misture bem os ovos e o azeite. Coloque esta mistura na tigela dos ingredientes secos e comece a misturar até incorporar. Adicione aos poucos a água, se necessário. Dependendo da umidade da farinha toda a água será utilizada ou apenas um pouquinho. A massa deverá ficar macia e de fácil manuseio. Se estiver grudenta polvilhe um pouco de farinha só para atingir o ponto.

Massa muito fácil e deliciosa de se trabalhar

Massa muito fácil e deliciosa de se trabalhar

Divida a massa em 3 partes. 2/3 será utilizado para forrar o fundo das forminhas. Não precisa usar o rolo para abrir, pois esta massa fica bem maleável para abrir com as pontas dos dedos diretamente na forminha.

Recheie a gosto. Como a massa fica bem sequinha, em razão da farinha integral e aveia, sugiro um recheio mais úmido (Vide DICA 1).

Abra as tampas para as tortinhas bem fininhas e cubra os recheios apertando as laterais. Faça um corte ou um furinho na tampa para que o vapor que se forma com a umidade do recheio escape. Duas tortinhas eu deixei sem tampa. No total, fiz 4 tortinhas com tampa e 4 só o fundo, estilo quiche.

Pincele com gema de ovo e asse por 20 minutos, em forno pre aquecido a 180 graus, ou até que fiquem bem douradas, sequinhas e crocantes.

Tortinhas "PacMan" ;)

Tortinhas “PacMan” 😉

DICAS:

  1. Eu aproveitei que era sexta-feira e “limpei” a geladeira. Juntei um pouquinho de tudo e fiz três recheios diferentes:
    • carne moída com legumes e requeijão;
    • linguiça com vagem, no molho bechamel,
    • queijo de cabra, cebolas caramelizadas com tomilho
  2. Esta massa pode se transformar em deliciosos biscoitos crocantes. Abra a massa bem fininha e use um cortador para dar a forma desejada. Leve para assar por 10 a 15 minutos ou até estar crocante. Se quiser polvilhe parmesão, gergelim ou sal grosso antes de levar para assar.

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s