Vida mais saudável [Sal de Ervas]

Se você quiser levar uma vida mais saudável – e eu acho que você deva! – algumas mudanças nos hábitos alimentares são imprescindíveis. E falo de coisas simples. Não estou pedindo para que você deixe de tomar refrigerante após 20 anos dependendo desta “droga”. Apesar de achar que nunca deveria ter tomado!

Parece fácil, mas eu sei que não é. Mudar hábitos na nossa vida nos tiram da zona de conforto e nos deixam vulneráveis. Então, a minha dica é começar devagar mas com pequenas mudanças, quase imperceptíveis, que terão um grande efeito na sua saúde.

Comece, agora, jogando fora todo e qualquer cubinho, pozinho, floquinho de tempero pronto processado. Estes deliciosos temperos que transformam a nossa comida com “amor” são um grande veneno para a saúde. E não estou falando de dieta. Estou falando de colesterol, diabetes, pressão alta… Peso você pode perder ou ganhar. No caso destas doenças adquiridas você só tem a perder.

E trocar esses cubinhos por um tempero caseiro é mais barato e, com certeza, levará o mesmo tempo para prepará-lo que você gasta indo ao mercado para comprá-lo. Vamos apostar??? Se eu não ganhar sua saúde ganha! 😉

Sal de Ervas (Rende 250g)

Pequenas mudanças, grandes benefícios

Pequenas mudanças, grandes benefícios

Ingredientes:

1 xícara de sal rosa do himalaia (eu usei cristais)

1/4 de xícara de alho desidratado

1/4 de xícara de cebola desidratada

1/2 de xícara de folhinhas de alecrim, tomilho e salsa desidratada

Ervas aromáticas transformam o sabor do sal

Ervas aromáticas transformam o sabor do sal

Modo de Preparo:

No processador de alimentos processar todos os ingredientes até que fiquem bem moídos com consistência fina/média.

Guardar em um pote de vidro fechado hermeticamente.

A troca do sal refinado pelo sal rosa já é um grande começo!

A troca do sal refinado pelo sal rosa já é um grande começo!

DICAS:

  1. Qualquer erva poderá ser utilizada nesta preparação. Mas atenção: se for utilizar ervas frescas com alto teor de água (salsa, manjericão, hortelã) a preparação ficará com uma consistência mais pastosa. Neste caso o ideal é guardar na geladeira para evitar a criação de bolor.
  2. Usei o sal rosa do himalaia por conter mais benefícios que o sal marinho e o sal refinado. Afinal, queremos ser mais saudáveis, não é mesmo? Mas você poderá usar qualquer sal nesta preparação. O ideal é manter a proporção de sal = ervas e condimentos. Mas se o sal for refinado reduzir pela metade.
  3. As ervas e temperos desidratados você encontra na zona cerealista por 1/4 do preço do supermercado. E o passeio é delicioso!

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s