Volta de Viagem e uma comidinha magra [Quinoa Cremosa com Cogumelos e Espinafre]

E a viagem de férias chegou ao fim… Quem me segue no Instagram acompanhou uma deliciosa e incrível viagem de carro pelos Estados Unidos. Foram mais de 2.000 quilômetros rodados, 5 estados visitados, quase 1.000 fotos, uma média de 40 refeições e 3,1 quilos a mais na balança. Esta é a parte ruim da história :/

Mas para tudo dá-se um jeito e mesmo eu, que amo comer e quase nunca faço dieta sei que exagerei. Porém não deixo o meu prazer glutão esmorecer. Mesmo a comidinha mais “light” pode ser deliciosa e com muito sabor.

Digo sempre que o principal numa refeição são os ingredientes. Se temos nas mãos poucos mas bons insumos tudo fica bem!

Foi assim o meu jantar de ontem: um punhado de quinoa, cogumelos fresquinhos que ganhei da vizinha e uma corridinha na quitanda da esquina para encontrar um maço ainda crocante de espinafre. O restante ficou por conta de uma despensa bem abastecida. Azeite de oliva de boa qualidade e um extrato de limão siciliano maravilhoso. O jantar está servido!

Quinoa Cremosa com Cogumelos e Espinafre (Serve 4)

Explosão de sabor e de nutrientes. Light e delicioso!

Explosão de sabor e de nutrientes. Light e delicioso!

Ingredientes:

1 xícara de quinoa (eu usei o mix de quinoas, pois como têm tempos de cocção diferentes, gosto muito da textura al dente da quinoa vermelha e da preta)

2 xícaras de caldo de legumes caseiro (ou água)

1 colher de chá de sal

2 colheres de sopa de azeite de oliva

4 dentes de alho

2 bandejas de cogumelos frescos, fatiados (eu usei shimeji branco e champignons)

1 maço de espinafres frescos

Raspas de limão siciliano e o suco de 1 limão

G-Bombs Food!

G-Bombs Food!

Modo de Preparo:

Lave sempre a quinoa antes de usar para retirar qualquer traço de saponina. Se você não sabe, vou te dizer: a saponina é uma substância produzida pela quinoa (e outros vegetais), que se caracteriza pela formação de espuma em contato com meio aquoso. Aquela espuminha chata que fica na superfície!

Em uma panela, coloque a quinoa, o caldo e o sal e leve para ferver. Assim que levantar fervura abaixe o fogo e tampe. Cozinhe por 15 a 20 minutos até o líquido for absorvido, como no arroz.

Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure o alho sem deixar queimar. Acrescente os cogumelos e salteie por alguns minutos até que murchem. Adicione as folhas de espinafre e deixe que murchem porém sem ficarem escuras. O espinafre fica mais delicioso quando ainda está crocante!!! Acrescente o suco de limão siciliano.

Quem se apaixonaria por um punhado de espinafre?? <3

Quem se apaixonaria por um punhado de espinafre?? ❤

Assim que a quinoa estiver pronta coloque-a no prato de servir e, por cima, coloque a mistura de cogumelos e espinafre e regue com o molho que se formou na frigideira. Finalize com sal e pimenta do reino e raspas de limão.

DICAS:

  1. Consuma mais quinoa. As proteínas da quinoa são consideradas completas pois possuem todos os aminoácidos essenciais para a construção e manutenção do nosso corpo. Experimente substituir o arroz.
  2. Com rúcula este prato também fica delicioso, pois a picância da rúcula contrasta bem com o sabor marcante da quinoa.

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s