Piquenique de Mãe [Almôndegas]

Hoje foi dia de #MarmitadeSegunda. Se você não e acompanha pelo Instagram, te explico. Todas as segunda-feiras faço um piquenique com meu filho na escola. É o único dia da semana que almoçamos juntos, então resolvi caprichar. E confesso que este evento muda totalmente o sentimento da segundona pesada. É um acontecimento!

Tudo no maior capricho para espantar o #MondayBlues

Tudo no maior capricho para espantar o #MondayBlues

A escola disponibiliza um refeitório muito bom. Porém, por ser “nosso dia”, prefiro cozinhar comidinha de mãe. Mas já te digo que é tudo sobra. E pode ser sobra do sábado, do domingo, do almoço na casa da avó, a paella da amiga… O importante é ter criatividade para fazer parecer uma comida diferente. Na maioria das vezes quando estou cozinhando faço um pouco a mais exatamente para sobrar. Assim, temos comida caseira, feita por nós, com controle de qualidade 😉  para momentos como este.

Estas almôndegas foram servidas em um domingo qualquer lá em casa. Além de muito versáteis, pois podem ser servidas no molho de tomate e incrementar um macarrão, ou gratinadas sobre brócolis, ou ainda entrar num sanduichão ao melhor estilo Subway. Até servidas no palitinho como petisco! E como são muito fáceis de preparar, normalmente faço logo um montão e congelo. Mas um pulo do gato é congelar após dourar na frigideira ou no forno, nunca cruas. Assim, quando forem para o molho já estarão seladas e ficarão bem suculentas!

Almôndegas de Carne (Serve 24 almôndegas)

No prato da Mama...

No prato da Mama…

Ingredientes:

500g de carne moída (eu usei um contrafilé que, infelizmente, não estava bom para bifes. Moí a carne em casa junto com o bacon. Mas pode ser qualquer carne de sua preferência)

100g de bacon, se possível moído junto com a carne

1/2 xícara de queijo parmesão ralado fino

1/4 de xícara de salsinha bem picadinha

1/4 de xícara de cebola picada bem fininha (ou ralada, mas escorra a água)

3 dentes de alho ralado

1/2 colher de chá de sal

pimenta do reino moída na hora

Meatballs1

1, 2, 3 e já. Almôndegas prontas num instante!

Modo de preparo:

Pre aqueça o forno a 200 graus*.

Caso o bacon não tenha sido moído com a carne, pique-o bem picadinho, passando a faca várias vezes sobra a carne.

Misture todos os ingredientes até obter uma massa bem homogênea e os temperos estarem bem distribuídos. Faça o gesto do O.K. com seus dedos. Assim devem ser o tamanho das almôndegas!!! Agora faça as bolinhas, coloque-as em uma assadeira e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Isto fará com que a gordura da carne, bacon e queijo se solidifiquem e as almôndegas não perderão a forma ao cozinhar.

Agora você poderá dourá-las no forno, ou na frigideira. Eu usei a frigideira com um fio de azeite, porque gosto de aproveitar para já fazer o molho de tomate aproveitando os pedacinhos que ficam grudados no fundo. Nesta fase queremos apenas dar cor porque o cozimento será no molho.

Aqui está o pulo do gato para almôndegas bem suculentas e umidas.

Aqui está o pulo do gato para almôndegas bem suculentas e úmidas.

Se for congelar, retire as almôndegas da assadeira/frigideira e deixe esfriar. Congele separadamente e somente depois coloque-as em um saco para congelamento ou um pote hermético.

Se for cozinhar no molho, faça o molho de sua preferência na frigideira e nos últimos 10 minutos finais acrescente as almôndegas para finalizar seu cozimento.

Sirva fumegante!

...ou no prato sem glúten!

…ou no prato sem glúten!

DICAS:

  1. Esta mesma receita pode ser feita com carne de porco ou frango. Se utilizar frango aumente a quantidade de bacon, ou adicione 1 gema de ovo para dar mais umidade.
  2. Eu não utilizo ovos inteiros ou pão na receita pois acho que ficam muito secas depois de prontas. A clara do ovo coagula e deixa a almôndega “dura”. Se quiser usar ovo, use somente a gema.

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s