Páscoa no #ColetivoGastronômico [Cestinhas de Parmesão com Salada Cremosa de Camarão]

Já estamos na semana da Páscoa e você ainda não se decidiu o que vai preparar para celebrar esta data tão especial?

Eu sempre gostei de comemorar a Páscoa com o bacalhau na sexta-feira e uma bela Paleta de Pernil ou Cordeiro no domingo. Estas foram as minhas sugestões do ano passado – Confit de Bacalhau e Costeletas de Cordeiro. Mas sempre derrapo nas entradas e sobremesas. Para isso o #ColetivoGastronômico resolveu montar uma sugestão de cardápio bem bacana para quem quer fugir do trivial mas ainda ter uma mesa farta, deliciosa e com pouco trabalho. São sugestões de entradas, pratos principais e sobremesas de dar água na boca!

Eu optei por passar para vocês uma receita de entrada que é super elegante, mas bem fácil de fazer. Só as cestinhas de parmesão vão tomar um pouco mais de tempo. A salada é quase só misturar os ingredientes.

Há um truque bem bacana para deixar os camarões super tenros e nada borrachudos. Sabe aquele coquetel de camarão que você comeu um dia e nunca mais esqueceu? Então! Fui atrás de muita pesquisa e descobri o pulo do gato. Na verdade são dois truques: o primeiro é deixar o camarão descansar por 30 minutos numa mistura de sal e bicarbonato. Esta mistura ajuda a deixá-lo mais tenro e suculento

O segundo é inverter o processo de cozimento. Ao invés de colocá-los em água fervente para cozinhar, vamos começar com água fria e deixar que ferva com os camarões já na panela até que fiquem rosados!

Vamos, então, transformar estes truques fisio-quimícos em uma deliciosa salada para seu feriado de Páscoa!

Cestinhas de Parmesão com Salada Cremosa de Camarão (Serve 8)

Elegante e fácil de preparar esta entrada lhe renderá muitos elogios

Elegante e fácil de preparar esta entrada lhe renderá muitos elogios

Ingredientes:

2 xícaras de queijo parmesão ralado fino (use um queijo parmesão duro. Não caia na tentação de usar um queijo “tipo” parmesão, pois ficará “puxa” e não crocante)

450g de camarões descascados e limpos

1/2 colher de chá de sal

1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 cebola roxa média picada

3 colheres de sopa de suco de limão (eu usei siciliano)

1 talo médio de salsão picado

1/2 xícara de creme azedo (aqui ensino como fazer)

1/2 xícara de maionese (eu usei maionese caseira)

1 colher de sopa de salsa fresca picada

1 colher de sopa de dill fresco picado

1 colher de sopa de cebolinha picada

sal e pimenta do reino, o quanto baste

Com uma faquinha faça um corte nas "costas" do camarão e com a ajuda de um palito de dentes retire a tripa lavando-o em seguida, antes de prepará-lo.

Com uma faquinha faça um corte nas “costas” do camarão e com a ajuda de um palito de dentes retire a tripa lavando-o em seguida, antes de prepará-lo.

Modo de Preparo:

Em uma tigela média, misture o camarão, o sal e o  bicarbonato de sódio e misture bem. Leve à geladeira por, pelo menos, 30 minutos até 1 hora. Em outra tigela misture cebola e suco de limão e reserve na geladeira até o momento de montar a salada.

Enquanto o camarão descansa prepare as cestinhas de parmesão.

Coloque uma quantidade de aproximadamente 4 colheres de sopa de queijo parmesão em uma frigideira pequena, anti-aderente e leve ao fogo alto para derreter. Assim que as bordas começarem a dourar, com a ajuda de uma espátula levante as bordas e retire a “rendinha de queijo” com bastante cuidado para não se queimar. Verta sobre um copo virado de boca para baixo para dar o formato da cestinha. Com a ajuda de um pano de prato limpo, pressione o queijo ao redor do copo, com cuidado para não quebrar, e deixe esfriar. Escolha um copo de acordo com o tamanho do fundo da cesta que você deseja preparar. Para esta entrada eu utilizei um copo com o fundo de 4 cm.

Deixe o queijo derreter e as bordar ficarem douradas antes de retirar .

Deixe o queijo derreter e as bordar ficarem douradas antes de retirar .

Pascoa5

Cuidado para não deixar muitos “furos” na cestinha e não vazar o recheio! 😉

Passado o tempo de descanso do camarão encha uma tigela grande com água e gelo e uma uma panela média com água fria. Adicione o camarão à panela e leve para cozinhar em fogo alto. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que os camarões estejam cor de rosa e ligeiramente cozidos. Se preferir ser mais exato, utilize um termômetro até que a temperatura da água atinja 80 graus.Transfira, imediatamente, os camarões cozidos para o banho de gelo. Escorra bem, descartando gelo.

Deliciosa, refrescante e muito versátil esta salada arrancará elogios de seus convidados!

Deliciosa, refrescante e muito versátil esta salada arrancará elogios de seus convidados!

Pique o camarão em pedaços pequenos, reservando 8 para a decoração dos pratos. Transfira para a tigela que contém a cebola e o salsão e adicione o restante dos ingredientes. Tempere com sal e pimenta. Recheie as cestinhas de parmesão, já frias, decore com o camarão inteiro e folhas de ervas frescas. Sirva em seguida.

De encher os olhos e a boca de água!

De encher os olhos e a boca de água!

DICAS:

  1. Estas cestinhas podem ser recheados de risoto para um parto principal. Se guardadas adequadamente em um recipiente com tampa hermética duram até 1 semana bem crocantes;
  2. Esta salada também pode ser servida como um “dip”. Pique os camarões bem muidiunho e sirva com torradinhas ou pã sueco.

E agora dê uma passada nos blogs do #ColetivoGastronômico deste mês  para ver as demais receitas que elaboramos para você. Feliz Páscoa!

coletivo

Brie com Goiabada – Croquetes de Atum

Na Biroskinha – Moqueca de Banana da Terra

Pimenta na Cozinha – Bacalhau Cremoso com Mini Alcachofras

Panela e Paixão – Pudim de Chocolate

Cozinha da Gertrudes – Ovo de Colher

O que temos hoje, Elisa? – Pão de Páscoa

2 respostas em “Páscoa no #ColetivoGastronômico [Cestinhas de Parmesão com Salada Cremosa de Camarão]

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s