Um vento frio passou por aqui… [Polenta Cremosa ao Funghi]

Já são mais de 7 dias de friozinho outonal aqui na cidade de São Paulo em pleno verão. Será que é a compensação do calor subsariano que passamos no inverno passado? Ou será que a Terra começou a girar para o lado ao contrário e não nos demos conta? Estamos voltando as estações? Pior ainda se eu hibernei por muito tempo, hoje já é inverno e eu nem percebi…

Seja lá como for um prato de comida quentinho e reconfortante, ainda que no meio do ápice do Verão Brasileiro, resolve todo este mistifório, este equívoco, esta imprecisão ao qual o nosso clima se meteu!

Polenta Cremosa ao Funghi (Serve 4)

Não adianta bater, eu não deixo você entrar...

Não adianta bater, eu não deixo você entrar…

Ingredientes

300g de cogumelos (eu comprei um pacote que já vem um mix de Paris, Crimini, Shimeji e Enoki, mas você poderá utilizar aqueles que mais gostar ou que encontrar no mercado)

1 colher de sopa de manteiga sem sal

2 dentes de alho

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta do reino

50ml de vinho branco (opcional)

1 punhado de salsinha picada

1 litro de água

1/2 colher de chá de sal

1 xícara de polenta (eu usei a polenta branca Valsugana, mas você pode escolher a que mais gostar. O ideal seria não usar nenhuma que seja feita com grãos transgênicos)

1 colher de sopa de manteiga

1 xícara de queijo parmesão raladado

Nada mais é preciso

Nada mais é preciso

Modo de Preparo

Inicie limpando os cogumelos. Utilize uma escova de dentes macia (eu tenho uma para esta função) ou um papel toalha. Não lave os cogumelos, pois eles são como uma esponja e absorvem água, o que deixará sua preparação insossa. Corte-os em pedaços grandes, mas que caibam na boca. Lembrando que murcharão ao serem cozidos.

Deixe os cogumelos em grandes pedaços pois murcharão após serem sauteados

Deixe os cogumelos em grandes pedaços pois murcharão após serem salteados

Em uma frigideira aqueça a manteiga e doure o alho levemente, mas sem deixar queimar para não amargar. Coloque os cogumelos para saltear, em fogo algo, mexendo sempre. Assim que ficarem com uma coloração dourada e levemente murchos acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Se quiser um pouco de caldo, acrescente 1/4 de xícara de água¹ e deixe cozinhar por 2 minutos. Tempere com o sal² e a pimenta e acrescente a salsinha e reserve.

Em uma panela funda coloque a água para ferver e acrescente o sal. Despeje a polenta em forma de “chuva” e mexa vigorosamente para não empelotar. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente a manteiga, o sal e a pimenta e misture bem.

Sirva a polenta, com o queijo parmesão e uma farta colherada dos cogumelos sobre ela! E diga ao frio que não adiante bater que eu não deixo ele entrar! 😉

DICAS:

  1. Sempre que eu faço alguma preparação com cogumelos secos, que precisam ser hidratados, eu guardo a água não utilizada na preparação e congelo. Assim tenho um “caldo de funghi” para usar.
  2. Eu utilizei somente 1 pitada de sal na preparação dos cogumelos, pois além de terem um sabor forte e marcante, não precisando de sal para realçá-los, o queijo parmesão aportará bastante sal na preparação como um todo.
  3. Se você quiser algo mais cremoso pode acrescentar um pouco de creme de leite ao final da preparação dos cogumelos. Mas lembre-se, como a polenta já é bem cremosa, é bacana ter algo mais “sequinho e crocante” para contrapor a textura do prato!

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s