O melhor bolo do mundo [Bolo de Chocolate – Milo Cake]

Minha querida amiga, Geisa, que vive lá em Ghana está aqui no Brasil. Imaginem a minha felicidade!!!

Na terça-feira acordei cedinho, me arrumei toda e fui esperá-la no desembarque do aeroporto. Teríamos 2 horas entre sua chegada e novo embarque, desta vez para Campo Grande, onde vive sua família. E seriam 2 horas de muita emoção. Quase 6 meses desde a última vez que nos vimos. Bem… antes tínhamos ficado mais de 3 anos!

Nosso encontro foi delicioso, regado a café, pão de queijo e muitas risadas, muitas lembranças, muito amor. Voltei para casa saudosa, na esperança de vê-la novamente, desta vez aqui em casa. Mas se não for, uma outra corrida até o aeroporto só me fará bem.

Resolvi, então, preparar um bolo que é a “chefe confeiteira em pessoa” (se fosse fruta, seria melancia!). Desde que chegou na África, ela ficou enlouquecida com o Milo, um achocolatado em pó que leva malte em sua composição e é muito comum por lá. Não deu outra; ela criou uma receita de bolo deliciosa que é o campeão de vendas nos restaurantes e cafés do grupo onde trabalha. O Milo Cake. E como ela tinha me mandado quilos desta delícia de presente (sim, quilos!) eu estava com a faca e o queijo na mão. Ou melhor, a colher e o achocolatado!

Milo Cake (Serve 16 fatias)

Uma fatia nunca é suficiente...

Uma fatia nunca é suficiente…

Ingredientes

125g (10 colheres de sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente

50g (1/4 de xícara) de açucar demerara (ou refinado – que já foi abolido aqui em casa)

180g (1 e 1/2 xícaras) de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento químico em pó

150g (1 e 1/4 xícaras) de achocolato Milo¹

3 ovos

120ml (1/2 xícara) de buttermilk²

O Melhor Bolo de Milo do Mundo!

O Melhor Bolo de Milo do Mundo!

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180 graus e unte com manteiga uma forma para bolo redonda com buraco no meio de 20cm (pode-se usar um tabuleiro retangular). Polvilhe achocolatado em toda a forma ao invés de farinha. Isso fará com que a casquinha do bolo fique mais grudento e não tão sequinha.

Na batedeira, com o globo de arame, bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura lisa e cremosa. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Peneire a farinha, o fermento em pó e o Milo e, em seguida, adicione gradualmente ao creme na batedeira, em velocidade baixa, alternando com o buttermilk.

Despeje a massa na forma e leve para assar por 40-45 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Remova do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha para esfriar completamente antes de desenformar.

Com o passar dos dias esta casquinha vai ficando grudenta, chicletosa, extraordinária!

Com o passar dos dias esta casquinha vai ficando grudenta, chicletosa, extraordinária!

Este bolo é tão delicioso, macio e “grudento” que não precisa de calda ou cobertura. Mas… Se você não resistir, faça a calda de chocolate craquelada:

Calda de Chocolate

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de Milo

1/3 de xícara (chá) de açúcar demerara

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

1/3 de xícara (chá) de água

Modo de Preparo

Numa panela pequena junte o milo, o açúcar, a manteiga e a água. Leve ao fogo médio mexendo sempre com um batedor de arame.

Quando começar a ferver, cozinhe por cerca de 4 minutos, sem parar de mexer. Assim que a calda começar a desgrudar do fundo da panela é sinal de que está pronta.

Regue a calda quente sobre o bolo já frio e desenformado e deixe esfriar. Sirva a seguir.

Este foi o primeiro Milo Cake que e comi na vida. Amor a primeira mordida!

Este foi o primeiro Milo Cake que e comi na vida. Amor a primeira mordida!

DICAS:

  1. As chances são grandes de você não ter Milo em casa. Mas não se desespere. Milo é um chocolate maltado, assim como o Ovomaltine. Então poderá substituir normalmente. Eu só processaria antes, pois o Milo não tem os flocos crocantes que contém no Ovomaltine e acredito que fará diferença na textura. E por que usar Milo e não chocolate comum? Primeiro porque são produtos diferentes! O malte contido neste produto deixa o bolo mais “grudento”, com aquele saborzinho do chocolate Lollo (ou Milkbar) e aquela textura “chicletosa”. Hummmm…
  2. Já expliquei em outro post como fazer o buttermilk mas acho que não justifiquei o porque utilizá-lo e não leite comum. Vamos lá. Para início de conversa, eu diria que seus bolos passarão de deliciosos para extraordinários com a utilização do buttermilk. Buttermilk deve seu sucesso como um ingrediente de cozimento à sua acidez. Essa acidez contida realça a cor do chocolate deixando o bolo um marrom profundo, ajuda na textura mais leve, pois quando em contato com o fermento dá um “up” na receita. E há muito mais… No frango frito estilo KFC, não ouso deixar de usar na marinada. Mas este é um assunto para outro post! 😉
  3. Enquanto escrevia tudo isso pensei que o açucar mascavo poderia deixar o bolo ainda mais rico. Se você testar, diga aqui como ficou!

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s