Sem Fermento? Sem problemas! [Substitutos na Hora de Cozinhar]

Quase um mês sem um post…

Mas confesso que parece mais! Aconteceram tantas coisas nestes últimos 30 dias que poderia dar um livro de ficção científica, com romance de mocinha e bandido, misturado ainda a um conto de fadas!! Mas o final todos viveriam felizes para sempre! 🙂

A razão, deste vez, é o projeto Flavor Bowl. Se você ainda não sabe o que é isso te explico. Lancei no mercado uns produtos deliciosos, práticos e fáceis de preparar para que as pessoas voltem para a cozinha sem medo e sem muito trabalho nem tempo para perder. Dentro de lindos vidros está a comida, crua, pronta para ser preparada em, no máximo, 30 minutos! E tudo isso com ingredientes naturais, vindo de fornecedores escolhidos com o maior critério de qualidade e respeito.

E isso é trabalho de “gente grande”. Toma um tempo danado e, claro, acabou me afastando da cozinha… Ainda participo de alguns eventos, para trazer novidades para vocês, como podem ver lá no Instagram do Gastronomia&+, mas descabelada e correndo de um lado para o outro, consigo conciliar esta agenda!

E foi testando muitos dos produtos para a linha Flavor Bowl que encontrei algumas alquimias na cozinha que eu desconhecia! A internet é mesmo uma mãe! E blogs fantásticos são pais!

Muito destes substitutos eu já testei e funcionaram bem. Nem todos são cópias fiéis do ingrediente que está faltando em casa. Mas você não deixará mais de servir um bolo se o fermento acabar!

Abaixo coloco algumas fotos (em inglês) que encontrei no site do Huffington Post que esclarecem muito bem.

Açucar Mascavo

Eu fiz este teste e funciona muito bem. Porém fica úmido. Então é para ser usado de imediato e não pode ser guardado.

Modo de Preparo:

1 xícara de açucar refinado + 1/4 de xícara de melaço de cana. Misture bem até todos os grãos de açucar absorverem o melaço.

acucar mascavo

Buttermilk

Se você costuma pegar receitas de sites americanos, principalmente os de bolos e biscoitos já deve ter se deparado com este ingredientes. Na verdade, o buttermilk é o soro do leite coalhado, resultante da fabricação de manteiga. Por isso o nome. Ou se você faz iogurte grego em casa o soro restante também poderá ser usado como buttermilk. Mas se na hora da receita nada disso servir…

Modo de Preparo:

1 xícara de leite + 1 colher de chá de suco de limão OU vinagre. Misture tudo e deixe descansar por 10 minutos

buttermilk

Chantilly

E quando dá aquela vontade de servir Morangos Ramanoff, aquela deliciosa sobremesa russa de morangos, brandy e chantilly? Mas nada de creme de leite na geladeira? O creme de leite fresco nada mais é do que leite com um teor elevado de gordura. Leite + manteiga! Por que não pensei nisso antes?

Modo de Preparo:

2/3 de xícara de leite integral + 1/3 xícara de manteiga derretida fria. Bater na batedeira até obter o ponto de chantilly.

creme de leite

Fermento

Esta é clássica! Quem nunca estava no meio de uma receita e se deu conta de que não tinha fermento em casa?? Mas já aviso que os substitutos não são tão fáceis assim de ter na despensa. Mas vale o conhecimento!

Modo de Preparo:

1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio + 1/2 colher de chá de cremor tártaro + 1/4 de colher de chá de amido de milho. Misture bem todos os ingredientes.

Obs.: No bolo o bicarbonato junto com vinagre fermentam a massa e lhe dão estrutura. Porém não tem a mesma função em biscoitos… Veja mais abaixo quando falo do ovo.

fermento

Glucose de Milho

Mais um ingrediente muito usado em receitas americanas mas que eu passo longe e que eu não uso na minha cozinha. As razões podem ser entendidas aqui. Para isso faço uma calda de açucar muito simples. Sei que em algumas preparações de doces que precisam de uma consistência mais estável, não funciona. Mas também não faço estes doces…

Modo de Preparo:

1 xícara de açucar + 1/4 de xícara de água. Cozinhe até dissolver o açucar e ficar em ponto de calda.

corn syrup

Migalhas de Pão

Esta parece ser uma idéia muito óbvia, mas nem todo mundo pensa assim. Várias vezes utilizei o restinho do cereal de milho mais um pouquinho de batata palha que já estava no fim do pacote e fiz um empanado delicioso para um frango. Ou mesmo para incrementar um prato de massa ao sugo eu uso esse crocante. As possibilidades são infinitas e já deixo preparado temperado com ervas no freezer. Aqui tem uma outra receitinha.

Modo de preparo:

Triturar 1 xícara de biscoitos salgados ou cream cracker OU 1 xícara de batata chips OU 1 xícara de cereal de milho. Você pode misturá-los ou usar separadamente. Se quiser algo mais saboroso triture também ervas como alecrim, tomilho ou mesmo salsinha. Não adicione sal, pois os ingredientes já contém na sua composição.

Farinha de Rosca

Ovo

Este é o mais legal e mais científico. Mas também requer uma despensa mais abastecida. Neste caso, é mais para comidas veganas ou intolerantes. Testei e funciona! A química é algo maravilhoso!!!

Modo de preparo:

1 xícara de farinha de linhaça dourada + 3 colheres de sopa de água. Misturar

OU

1/4 de purê de maçã sem açucar (tem receita aqui ou você pode comprar papinha de bebê)

OU

1 colher de chá de bicarbonato de sódio + 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

ovo

Bem, é isso. Assim que testar novos ingredientes volto aqui para contar!

E se você tem alguma magia na cozinha, conte aqui, também. Deixe um comentário com sua alquimia!

Uma resposta em “Sem Fermento? Sem problemas! [Substitutos na Hora de Cozinhar]

  1. Pingback: O melhor bolo do mundo [Bolo de Chocolate – Milo Cake] | Gastronomia & +

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s