Uma Torta bem Certinha! [Torta de Frango Assado com Massa de Aveia]

Muitas amigas e conhecidas estão grávidas. Umas 6, se não perdi a conta. E me lembro bem a alegria desses noves meses de espera e da loucura insana que se torna fazer xixi depois que o bebê nasce. É uma benção. Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Mas confesso que a vida ficou de pernas para o ar. Sem contar, na época, eu tinha um café que funcionava 24 horas… Onde é mesmo o botão de “desliga”? 😉

Mas não é só quem tem um filho que vê a vida virada do avesso. Realizar um sonho, ir atrás de um ideal pode fazer isso também. Depois que lancei os produtos da linha #FlavorBowl não tenho tempo para quase nada (os posts estão ficando repetitivos! hihihi). E por isso opto por refeições mais rápidas mas nem tão pouco deliciosas. Mas também não posso só ficar comendo os meus potinhos; preciso vendê-los! 😀

Esta torta é muito rápida e versátil. A massa me inspirei na receita da Torta de Chester, que está no #ColetivoGastronomico do mês passado do blog Ana Claudia na Cozinha. Só acrescentei aveia, pois ganhei um montão de produtos da Quaker no #EventoGourmet, dentre eles farinha de aveia que foi muito providencial!

E como eu não tinha chester, mas um belo frango assado que sobrou do almoço de domingo, foi este mesmo o recheio que preparei. E ficou muito bom. A massa, lembra muito uma massa de pão, mas não leva fermento. Fica elástica e macia, muito fácil de trabalhar. Pode testar que é delícia na certa. Vai para o caderninho!

Torta de Frango Assado com Massa de Aveia (Serve 8 fatias)

Torta de Frango Assado. Quem poderia imaginar? ;)

Torta de Frango Assado. Quem poderia imaginar? 😉

Ingredientes:

Para a Massa:

3 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de chá de sal

1 xícara de leite

1 gema de ovo

2 xícaras de farinha de trigo

1/2 xícara de farinha de aveia

A aveia confere sabor e textura únicos à massa!

A aveia confere sabor e textura únicos à massa!

Para o Recheio:

1 kilo de frango desfiado grosseiramente (eu usei um frango assado que sobrou do almoço. O sabor ficou delicioso!)

2 xícaras de ervilhas congeladas

1 xícara de queijo mussarela de búfala picado

1 colher de sopa de amido de milho

sal e pimenta do reino a gosto

cheiro verde picado a gosto.

O recheio foi um frango assado do almoço de domingo. Nada mais delicioso. E o charme da colher de pau com os badulaques da @mel_baunilha

O recheio foi um frango assado do almoço de domingo. Nada mais delicioso. E o charme da colher de pau com os badulaques da @mel_baunilha

Modo de Preparo:

Massa:

Misture os ingredientes líquidos em uma tigela e misture bem. Acrescente as farinhas e mexa até formar uma massa. Com as mãos comece a amassar até obter uma massa lisa e bem homogênea. A massa desgruda facilmente das mãos e fica muito fácil de trabalhar. Reserve.

Lisinha e elástica, como deve ser.

Lisinha e elástica, como deve ser.

Recheio:

Como usei frango já assado, apenas misturei todos os ingredientes em uma panela e polvilhei o amido de milho e aqueci levemente apenas para dissolver e se misturar ao recheio. Não se preocupe em cozinhar, pois este processo será feito no forno.

Aqueça o forno a 180 graus.

Separe 2/3 da massa e abra com o rolo sobre uma superfície enfarinhada. Forre uma forma de fundo removível deixando pelo menos um dedo de excesso para fora da forma. Eu gosto da massa bem fininha. Mas como essa massa tem textura de pão você pode deixá-la mais grossa, se preferir. Coloque o recheio na torta e abra a “tampa” para fechar a massa. Coloque a tampa sobre o recheio e pressione as laterais para, assim, a tampa grudar no fundo e “selar” a torta. Faça um pequeno furo central para sair o vapor.

Detalhes que fazem toda a diferença.

Detalhes que fazem toda a diferença.

Pincele com uma gema de ovo e leve ao forno para assar por 40 minutos e até que esteja bem dourada. Sirva imediatamente. Fumegante!

Massa crocante e dourada. Recheio farto e delicioso...

Massa crocante e dourada. Recheio farto e delicioso…

DICAS:

  1. Se quiser pode substituir a farinha de aveia por farinha de trigo integral e ainda acrescentar sementes de chia, linhaça, centeio… Ou usar somente farinha branca.
  2. O recheio é outra tela em branco para você pintar como quiser! Utilize o que tiver na geladeira. Lembrando-se sempre de não deixá-lo muito úmido.
  3. Os detalhes na tampa da massa foram feitos com um rolo de abrir massa entalhado a mão que comprei no mercado de Accra, na minha viagem a Ghana. São trabalhos lindos de artesãos que não imaginam o valor que seus trabalhos têm. Fiquei encantada!

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s