Todo labirinto tem uma saída. Escolha a sua!

A vida é cheia de som e fúria. Gosto muito desta frase e já escrevi aqui no blog algumas vezes. Mas discordo um tanto de Shakespeare. Para mim, é uma montanha russa; um zig-zag; um labirinto com apenas uma saída final. Mas o caminho até lá somos nós que escolhemos!

Passei 96 horas sem conexão de internet. Nas primeiras 24 horas foi estressante. Mas aos poucos relaxei e percebi o quanto me fez bem. Só fiquei triste de não poder compartilhar esses 4 dias de aventura em “tempo real” aqui no blog ou no Instagram. Mas este é o modo de vida ganês que eu estava procurando. Ir a fundo.

Pensei muito sobre como o post anterior me afetou psicologicamente. Achei que ficaria deprimida por muito tempo. Mas foi só embarcar em uma aventura num 4×4 com duas amigas e 2 guias locais* que tudo mudou. A montanha russa deixou de ser amedrontadora para ser divertida. O labirinto, desafiador. Porém eu sabia que sempre haveria uma saída!

Fomos conhecer a região de Akosombo e do Lago Volta, o maior lago do mundo feito pelo homem,  com uma área de superfície de cerca de 8.502 km².

A primeira parada foi na Reserva Ecológica de Shai Hills. Desde 1962 é uma reserva ecológica e um lar para babuínos, antílopes e avestruzes. A área protegida foi lar do povo da antiga tribo Shai  antes de serem expulsos pelos britânicos em 1892. Restos de obras da tribo ainda podem ser encontrados na reserva.

Ako1Ako2

Por lá pudemos ver alguns babuínos e escalar algumas pedras de onde tivemos a visão de uma paisagem de perder o fôlego. E foi só; nenhum outro animal. Mas ainda tínhamos um dia todo pela frente e um incrível passeio de barco pelo lago. Não sei porque, mas quis descer por um lado diferente daquele que havíamos escalado. E, de repente, surgiu na nossa frente um enorme Baobá. Lindo, frondoso, cheio de frutos. Os frutos** da vida. E um outro. E mais um! Fiquei ali uns segundos pensando que, na verdade, existem várias saídas para um labirinto. Cabe a nós a decisão de qual escolher…

Ako5Ako11Ako3

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" 
"E um baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra 
dele"

Ako4

Apesar dos infortúnios que viriam pela frente, por aqui escolhemos 4 dias de felicidade! Após deixarmos um hotel 5* onde almoçamos e partir para um hotel sem estrelas e nem água para o banho (!) embarcamos num barquinho para conhecer o lago Volta, os pequenos vilarejos de pescadores ao redor e a felicidade do nosso “capitão” que por anos faz este passeio sentado na mesma cadeirinha todos os dias.

Ako12

Ako9 Ako8A vista de um lindo por-do-sol nos deu a esperança de um amanhã cheio de sorrisos de uma gente que não se cansa de tentar ser feliz.

Ako7 Ako10

* Adventures Junkies foi a agência que contratamos para nossa viagem e a qual recomendamos, muito!

** O fruto do Baobá contém seis vezes mais vitamina C, que laranjas, duas vezes mais cálcio que o leite, e abundância de vitaminas do complexo B, magnésio, ferro, fósforo, e antioxidantes.

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s