A aventura começou!

E que aventura para um primeiro dia!!!

Chegar em Accra, capital de Ghana, na África Ocidental é fácil. Tem vários voos vindos de Londres, Nova Iorque, Johannesburgo… Passar na imigração são outros quinhentos… – não posso nem ouvir falar em quinhentos 😦

Apesar de já ter o visto para a entrada no país emitido, tive que esperar uns bons 40 minutos entre indas e vindas de oficiais do exército que fazem a checagem inicial antes mesmo da imigração. Levaram meu passaporte, meu visto, “meu sorriso, no sorriso dela, meu assunto”… E sem entender muito o que acontecia esperei ansiosa ouvindo palavras entre Twi (dileto local) e um inglês com um forte sotaque africano. Mas estava feliz. Afinal, aventura era o que eu queria! E tinha uma amiga, chefe de cozinha do maior conglomerado atual de restaurantes de Ghana, me esperando do lado de fora!

Minha querida amiga chefe de confeitaria concentrada em seu trabalho

Minha querida amiga chefe de confeitaria concentrada em seu trabalho

Após heat screening recebo meu passaporte e um “Akwaaba” = Seja Bem Vinda! Ufa!

A espera da mala, nem vou comentar porque levaria muito tempo para nada… 1h30m entre milhões de ganeses, milhões de malas e adivinhem? A minha única, pequena e singela mala foi uma das últimas a sair do avião e aterrissar na esteira. Mais um tanto de batimentos cardíacos acelerados e lá estava eu a caminho da porta para correr e abraçar minha querida amiga de longa data e muitas histórias de cozinha no porão de um restaurante em Londres!

E a primeira parada? Um consultório dentário!!! Aventura deveria ser mesmo meu nome do meio. Helena é muito singelo para mim! Tive um pequeno acidente enquanto comia – e brincava! – com minha deliciosa pata de lagosta do post anterior e “rachei” um dente! Na dúvida entre passar 3 semanas com este probleminha e morrer de dor de dente na África ou visitar um tandarts (dentista aqui) resolvi pela segunda opção. O que me deixou mais tranquila e mais pobre. Após USD 500 e ser “coroada” em um dental truck – sim, o consultório do MELHOR dentista de Ghana, que trata todas as embaixadas, era dentro de um trailer abandonado e adaptado – claro que o dentista não quis tirar uma foto comigo! – estava pronto para a minha estadia! Mas antes eu juro que fiz uma boa oração e pedi proteção a todos os santos e orixás. Afinal, estou na África!

Acredite se quiser este é o consultório onde recebi uma "coroa"...

Acredite se quiser; dentro deste trailer está o consultório onde recebi uma “coroa”…

A ideia inicial de vir para cá, além de matar as saudades de minha amiga, é conhecer os restaurantes em que ela trabalha, as cozinhas e a cultura local.

Akwaaba!!

Akwaaba!!

Começamos pelo Coco Lounge que é um restaurante de misturas. Um pouco de cozinha brasileira, mexicana e ganesa fazem deste lindo, cheio de estilo bem decorado espaço um novo favorito entre os locais e turistas. A ideia é ter um lugar bem despojado e a vontade, mas a decoração minimamente pensada causa uma impressão de estar em qualquer outra cidade cosmopolita do globo, menos em Accra. Não é nada do que os estereótipos podem dizer da África. E eu adorei tudo isso!

Espaço ultra moderno e aconchegante do Coco Lounge

Espaço ultra moderno e aconchegante do Coco Lounge

Luminárias de penas e garrafas cortadas. Um luxo!

Luminárias de penas e garrafas cortadas. Um luxo!

Claro que a ideia é visitar a África "propriamente dita"; mercados, 
lojas, comida local, o que 99,99% da população faz diariamente. Mas
um pouco de glamour depois de um dente rachado não faz mal a ninguém!
Adega para 900 garrafas dos rótulos mais nobres do restaurante

Adega para 900 garrafas dos rótulos mais nobres do restaurante

Sala para eventos privados patrocinada pela Dom Pérignon

Sala para eventos privados patrocinada pela Dom Pérignon

Uma mistura de culturas na decór

Uma mistura de culturas na decór

Além do ambiente, o serviço e a comida impressionam. Uma mistura de cozinhas da África do México e do Brasil encantam os comensais que lotam diariamente o restaurante tanto no almoço quanto no jantar. Como eu já conheço bem as cozinhas mexicanas e brasileiras 😉 fui de pratos mais africanos. Arroz é algo bem comum por aqui, e quando misturado com um molho bem apimentado formam uma deliciosa combinação com legumes e camarão ou carne.

Rice Bowls com beef, gengibre e muita pimenta!

Rice Bowls com beef, gengibre e muita pimenta!

Rice Bowls de Camarão e Legumes com muita pimenta

Rice Bowls de Camarão e Legumes com muita pimenta

De sobremesa fui do carro chefe da que sai da cozinha de pâtisserie da minha querida amiga Geisa: profiteroles deliciosamente crocante e com muito chocolate ganês por cima. Outro TOP 5 são os donuts: as bolinhas perfeitamente redondinhas, quentinhas e macias exalavam  um aroma suave de limão e também são servidos com uma calda quente de chocolate.

Sobremesa campeã; profiteroles com chocolate ganês

Sobremesa campeã; profiteroles com chocolate ganês

E para fechar com chave de ouro o café muito bem tirado adivinhem de onde? De Ghana, é claro!

Donuts, chocolate e café = paraíso africano!

Donuts, chocolate e café = paraíso africano!

Coco Lounge

Icon House
Stanbic Heights
Airport City – Accra –  0244 222202

yoloxperiences.com

 

 

 

6 respostas em “A aventura começou!

    • Cinara, eu também não imaginava… Um pouco de estereótipo eu acho! Mas tem “vida africana”, tb. Depois vou conhecer o outro lado! Beijos e obrigada pela visita.

      Curtir

    • Oi, Rebecca. Eu também nem imagina isso. Talvez um safari, mas viver o dia-a-dia da vida africana só mesmo graças a esta amiga!!! 🙂
      Beijos e obrigada pela visita.

      Curtir

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s