Momentos de Paixão e Aventura! [Bolo de Maracujá com cobertura de falsa mousse]

Notei que ultimamente tenho postado muitas receitas doces, principalmente de bolos. Não é porque meu “sweet tooth” resolveu predominar na minha cozinha, não. Confesso que ainda prefiro as receitas salgadas e que me considero muito crua na parte de confeitaria.

Mas com a correria das últimas semanas está difícil preparar uma refeição que não seja um mexidão dentro de uma panela só, sem medidas nem receita, só mesmo para alimentar o corpo… Meu marido e meu filho, meus grandes fãs, não deixam de elogiar até mesmo estes panelões e querem me convencer de que eu deveria ter um blog “A cozinha do McGyver”. Mas com os projetos da última temporada da minha vida o que quero mesmo são férias!!! E por falar nelas… Sexta-feira embarco para uma grande aventura na minha vida de cozinheira. Então não deixe de seguir por aqui e no Instagram do Gastronomia&+ toda essa aventura.

Por enquanto, delicie-se com esta receita. Eu continuo aqui, apaixonada pelas receitas de bolo que levam iogurte. Ficam fofinhos e úmidos e este, especialmente, por conter maracujá fica ligeiramente mais ácido. Um bolinho para se aventurar e se apaixonar.

Bolinhos de Maracujá com cobertura de Falsa Mousse (Serve 12 bolinhos)

Quem não se apaixona por este delícia?

Quem não se apaixona por esta delícia?

Ingredientes:

3 ovos grandes, preferencialmente orgânicos

170gr de iogurte (1 pote)

a mesma medida do copo de iogurte de óleo vegetal (usei canola)

1 e 1/2 xícaras de açúcar (eu usei somente 1, mas ficou bem azedinho)

2 e 1/4  xícaras de farinha de trigo para bolo*

1 colher de sopa de fermento químico

Polpa de 1 maracujá azedo grande com as sementes, equivalente 1/4 de xícara

Para a “mousse”:

6 colheres de sopa de leite condensado

6 colheres de sopa de suco de maracujá com as sementes.

Resultado de um domingo de feira...

Resultado de um domingo de feira…

Modo de Preparo:

Aqueça o forno a 180 graus.

No liquidificador coloque os ovos, iogurte, óleo e o açúcar e bata em velocidade média por 2 minutos até obter uma mistura bem aerada. Desligue o liquidificador e junte a polpa do maracujá sem bater.

Em uma tigela peneire a farinha de trigo para bolo e o fermento; peneirar a farinha faz com que ela fique mais aerada e deixará o bolo mais leve. Junte a mistura líquida à mistura de farinha aos poucos e vá incorporando com uma espátula mexendo de baixo para cima.

Despeje a mistura em 12 mini forminhas de bolo inglês (6 x 9 4cm) untadas com manteiga e enfarinhada. Ou você pode usar uma forma de bolo comum ou  2 formas de bolo inglês de 18,5 x 6 x 5,5cm.

Leve ao forno e asse por 35 minutos ou até que o bolo esteja dourado e bem assado. Faça o teste do palito. Caso utilize uma forma única deixe assar por 45 minutos. Deixe os bolinhos esfriarem sobre uma gradinha e desenforme-os já frios.

Para a cobertura de “mousse” misture o leite condensado com o suco de maracujá até que coalhe. Cubra os bolinhos e enfeite com as sementes de maracujá!

Cobertura de falsa mousse para arrasar!

Cobertura de falsa mousse para arrasar!

DICAS:

  1. * Para fazer sua farinha de bolo: para cada xícara de farinha de trigo, substitua 2 colheres de sopa de farinha contida na xícara por amido de milho. Isto te dará um bolo mais leve e fofo porque conterá menor quantidade de glúten;
  2. Se quiser também pode fazer uma cobertura de casquinha de açúcar de confeiteiro com água e maracujá. Para cada xícara de açúcar coloque 1/2 colher de sopa de suco de maracujá e 1/2 colher de sopa de água fervente e vá testando a espessura desejada, adicionando mais água, se necessário.

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s