Dê-me carinho e eu saberei como retribuir! [Bolo de Iogurte e Lavanda]

Ontem eu tive um dia bem pesado… Na verdade, a chatice começou na madrugada de sábado. Meu filho acorda, vai ao meu quarto choramingando de dores pelo corpo e quando vou fazer-lhe um cafuné, sinto a criança ardendo em febre! Qual a mãe que não sofre vendo sua cria num estado desses?

Passei a manhã no pronto atendimento esperando o resultado do exame de dengue que veio negativo. Ufa! Durante todo o tempo desejava que aquilo não estivesse acontecendo com ele, mas sim comigo. Sou mais forte, mais “super herói”. Isso é o que eu pensava até a gripe me pegar de jeito e meu “desejo” ser atendido! 😦

Logo após o almoço eu já sentia a garganta inflamada, o corpo doendo e eu sento acometida por um mal estar horrível. Capotei. Em questão de horas era eu a chorona que estava desesperada por um cafuné, por carinho (por amoxilina!). E ganhei! Não há sensação melhor do que ser mimada, ser abraçada e acolhida como se o mundo pudesse acabar, mas você não fizesse parte dele.

Acordei bem e disposta – claro que a nimesulida teve uma boa parte de contribuição, mas prefiro pensar que foi o colo e a acolhida! Fui logo fazer o que me conforta muito. Um bolo simples como um abraço, mas com um toque que lhe transformou em algo especial assim como meu cafuné!

Bolo de Iogurte e Lavanda (Serve 10 fatias)

Carinho e delicadeza em forma de alimento

Carinho e delicadeza em forma de alimento

Ingredientes:

3 ovos grandes, preferencialmente orgânicos

170gr de iogurte (1 pote)

a mesma medida do copo de iogurte de óleo vegetal (usei canola)

1 xícara de açúcar (eu usei demerara orgânico)

2 xícaras de farinha de trigo para bolo*

1 colher de sopa de fermento químico

1 colher de sopa de sementes de lavanda, levemente maceradas (usei a lavanda porque esta flor me transmite tanta tranquilidade, carinho, afeto. Todo o necessário para o dia de hoje!)

Quem dera um dia o perfume exceda os limites da tecnologia...

Quem dera um dia o perfume exceda os limites da tecnologia…

Modo de Preparo:

Aqueça o forno a 180 graus.

No liquidificador coloque os ovos, iogurte, óleo e o açúcar e bata em velocidade média por 2 minutos até obter uma mistura bem aerada.

Em uma tigela peneire a farinha de trigo para bolo e o fermento; peneirar a farinha faz com que ela fique mais aerada e deixará o bolo mais leve. Acrescente as sementes de lavanda. Junte a mistura líquida à mistura de farinha aos poucos e vá incorporando com uma espátula mexendo de baixo para cima.

Despeje a mistura em uma forma untada com manteiga e enfarinhada. Eu usei 2 formas de bolo inglês de 18,5 x 6 x 5,5cm.

Pôr do sol dentro do meu forno

Pôr do sol dentro do meu forno

Leve ao forno e asse por 35 minutos ou até que o bolo esteja dourado e bem assado. Faça o teste do palito. Respire fundo e sinta o delicioso aroma da lavanda! Deixe o bolo esfriar sobre uma gradinha e desenforme-o frio.

Bolo fofo, macio e aerado. Vale um abraço!

Bolo fofo, macio e aerado. Vale um abraço!

DICAS:

  1. * Para fazer sua farinha de bolo: para cada xícara de farinha de trigo, substitua 2 colheres de sopa de farinha contida na xícara por amido de milho. Isto te dará um bolo mais leve e fofo porque conterá menor quantidade de glúten;
  2. O que mais adoro nesta receita é que esta é uma base para diversos sabores de bolo. Se você tirar a lavanda terá um mundo de possibilidades para criar. Pode-se adicionar frutas, especiarias, chocolate… Veja só esta receita de bolo mármore com a mesma base
  3. Se quiser também pode fazer uma cobertura de casquinha de açúcar de confeiteiro com água. Para cada xícara de açúcar coloque 1 colher de sopa de água fervente e vá testando a espessura desejada, adicionando mais água, se necessário. Omita a lavanda da massa e coloque-a na cobertura.

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s