Atire o primeiro brownie quem nunca comprou Nutella®! Outch!! [Brownie de Nutella – 2 Ingredientes]

Tenho um segredo para confessar: Nunca havia comprado Nutella® antes na minha vidaaaa.

Sim, já comi em outros lugares, mas nunca havia comprado. Parece loucura, mas é verdade. Aqui no blog só tem 1 outra receita que leva Nutella®. E me lembro bem: Ganhei o creme de uma amiga que me pediu para fazer esta torta de Nutella® para um evento no Natal…

Mas já faz tempo que tenho visto um montão de gente compartilhando uma receita muito fácil de brownie que leva somente 2 ingredientes: ovos e Nutella®. Ué?, você pode pensar. Mas e a farinha? E o fermento, açúcar, gordura? O que ninguém compartilhou é o porquê desta receita ser tão simples. A resposta está no rótulo do pote de Nutella®. Na verdade, dentro do pote! Toda a gordura e o açúcar necessário para fazer um bolo – ou brownie – está ali. A estrutura final e a leveza são dadas pelos ovos. Voilà! Mistério resolvido? Só não vou contar a quantidade de gorduras, açucares e calorias que tem nestas fatias! Mas não importa. Para um dia cinza e chuvoso, vale cada mordida!

Brownie de Nutella® (Serve 15 quadradinhos de 5cm x 5cm)

A textura desse brownie é inexplicável... Quase um fudge!

A textura desse brownie é inexplicável… Quase um fudge!

Ingredientes:

4 ovos grandes, preferencialmente orgânicos

1 xícara de Nutella® (um pouquinho menos de 1 pote de 350gr – não caia na tentação de colocar o pote todo. Já testei e não funciona. Química na cozinha!!!) 😉

Modo de Preparo:

Pre aqueça o forno a 180 graus.

Coloque os ovos na tigela da batedeira e bata em velocidade baixa por 2 minutos. Suba para velocidade média e continue batendo até que se tornem leves e fofos com uma coloração amarelo pálida. Aumente a velocidade para alta e bata até que os ovos estejam firmes e o volume tenha triplicado. Isso deve levar de 6 a 8 minutos. Quanto mais você bater menos gosto de ovo o seu bolo terá e mais aerado e a textura será mais leve. Lembre-se: não há fermento nesta receita. São os ovos que farão seu brownie crescer!

Sim! Só ovos e Nutella!

Sim! Só ovos e Nutella®! E adivinhem o que tem na lista de compras agora??!!

Enquanto bate os ovos, meça 1 xícara de Nutella® e transfira  para uma tigela que possa ir ao microondas. Aqueça por 1 minuto, parando a cada 15 segundos, para mexer e não queimar. Ela deverá ficar mais líquida, porém ainda cremosa.

Com a batedeira em velocidade baixa, coloque-a na mistura de ovos usando uma espátula. Continue misturando até que toda a Nutella® seja adicionada e esteja bem misturada aos ovos.

Desligue a batedeira e certifique-se de que a mistura esteja homogênea raspando o fundo da tigela de baixo para cima, com cuidado para não perder o ar.

Forre uma assadeira (eu usei uma pequena de 24cm x 14cm) com papel manteiga. Isso ajudará a desenformar já que o brownie ficará com esta textura bem macia de fudge.

Leve ao forno por 25 a 30 minutos. Os brownies estarão prontos quando se formar uma casquinha opaca, mas ainda molinho no meio.

Casquinha sequinha e opaca significa que está pronto!

Casquinha sequinha e opaca significa que está pronto!

Retire o papel manteiga da assadeira e coloque sobre uma gradinha para esfriar por completo. Tranque-se no banheiro se for preciso resistir à tentação!! 😉

Para cortar fatias bem perfeitas e lisinhas utilize uma faca afiada aquecida com água bem quente!

Brownie e cappuccino gelado para aliviar a tarde cinzenta!

Brownie e cappuccino gelado para aliviar a tarde cinzenta!

DICAS:

  1. Para um brownie mais firme utilize apenas 2 ovos e adicione 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada à mistura de ovos, antes da Nutella®.
  2. Você pode acrescentar nozes ou castanhas a esta preparação. Mas a beleza da receita é a sua simplicidade e o puro gosto de Nutella®!!!!
  3. O brownie dá uma leve enrugadinha quando esfria. É normal. Não se desespere e comece a fazer outro. Ah não ser que… 😀

5 respostas em “Atire o primeiro brownie quem nunca comprou Nutella®! Outch!! [Brownie de Nutella – 2 Ingredientes]

  1. Pingback: Amigo secreto do Coletivo Gastronômico - Minha Marmita Tem

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s