Viva el Cinco de Mayo!

Eu adoro receitas que tem história. Esta é uma delas! Esta ainda tem duas. A história propriamente dita e a história do porquê fiz esta receita.

No México, hoje é um dia muito importante. Com certeza você já deve ter ouvido falar do 5 de Mayo, pelo menos em algum seriado americano. É incrível como os americanos, por influência dos mexicanos que por lá se instalaram, comemoram esta data que foi a improvável vitória do exército mexicano sobre o francês na batalha de Puebla em 5 de maio de 1862. É comemorado principalmente no estado de Puebla e nos Estados Unidos.  Eu acho, na verdade, que os americanos celebram mais pela derrota dos franceses do que a vitória mexicana. Mas este é meu ponto de vista… Várias comidinhas mexicanas fazem parte do cardápio dos gringos e de los chicanos.

E eu fiz esta receita alguns meses atrás quando participei de um concurso para ganhar uma bolsa para conhecer o Sri Lanka e sua cultura gastronômica! Não ganhei. Fiquei até muito triste quando saiu o resultado. Impossível não era, mas teria que derrotar mais de 200 candidatos para conseguir uma das 3 vagas ofertadas… Talvez, na próxima, opte por Medicina na USP onde a média de corte é 72/1!

Enfim, valeu a experiência de pesquisar, testar receitas, escrever em inglês e conhecer ainda mais a comida de um país que tem uma das culinárias mais ricas e sabrosas do mundo! O contato com os outros participantes também foi uma conquista muito gratificante. Se você quiser saber um pouco desta experiência está tudo aqui (em inglês).

Mas o melhor de tudo foi reviver e degustar esta delícia que eu já não cozinhava há anos e transformá-la num prato para o dia dia sem perder toda a sua essência!

Peito de Peru com Mole Poblano (Serve 8)

O México definido em prato!

O México definido em prato!

Mole é um molho a base de especiarias e chocolate amargo muito característico do México. Eu ousaria dizer que é o curry mexicano.

Ingredientes:

PARA O PERU:
2 kg de peito de peru sem osso
1 cabeça de alho
1 alho-porro
1 cebola
1 folha de um louro

PARA OS AROMÁTICOS:
1 colher de chá de sementes de cominho
1 colher de chá de sementes de coentro
1/2 colher de chá de anis
1 pau de canela
5 cravos da Índia
1 colher de chá de orégano seco

PARA AS SEMENTES E CASTANHAS:
50gr amêndoas
50gr de amendoim
50gr semente de abóbora descascadas
30gr de gergelim torrado

PARA AS PIMENTAS*:
¼ xícara de gordura de bacon (ou óleo vegetal)
6 pimentas Ancho, sem semente
6 pimentas Guajillo, sem semente
10 pimentas Pasilla, sem semente

FRUTAS E VEGETAIS:
1 banana da terra bem madura, descascada e fatiada
400gr tomate pelado (1 lata)
40gr passas pretas
100gr de chocolate mexicano (ou qualquer outro amorgo com 90% de sólidos)
1 colher de chá de sal

Para Servir:
1 avocado, fatiado
Folhas de coentro
Tortillas frescas

Apesar da longa lista de ingredientes, o passo a passo desta receita é muito fácil e você irá utilizar somente 3 equipamentos. Ao final será levado por aromas e sabores nunca antes descobertos. Arrisque-se. Eu garanto!

Especiarias e temperos fazem desta receita um prato único, autêntico e muito celebrado no México

Especiarias e temperos fazem desta receita um prato único, autêntico e muito celebrado no México

Modo de Preparo:

Em uma panela grande colocar o peito de peru, alho, alho-poró, cebola e louro e cubra com 3 litros de água. Deixar ferver e reduza o fogo, tampe e cozinhe até a carne ficar tenra, cerca de 20 minutos. Coe e separe o peito, o caldo, cebola e alho.

Aqueça uma frigideira e adicione os aromáticos. Torre ligeiramente, sem queimar. Transfira para um liquidificador. Na mesma frigideira, adicione as nozes e sementes, com exceção de 1 colher de sopa de sementes de gergelim, para guarnecer. Torre-os também até mudar a cor, cerca de 3 minutos. Adicione ao liquidificador e bata com os aromáticos acrescentando 1 xícara do caldo reservado até obter um purê liso. Transfira esta pasta para a panela onde foi cozido o peru.

Uma cultura culinária milenar se formando na panela...

Uma cultura culinária milenar se formando na panela…

Aqueça a gordura do bacon na mesma frigideira em fogo médio-alto. Frite as pimentas até começarem a abrir, cerca de 15 segundos de cada lado. Transfira o liquidificador.

Na mesma frigideira, adicione a banana da terra e frite até ficar durada, cerca de 3 minutos. Adicione os tomates, cebola e alho reservados e cozinhe ligeiramente, até amolecer e possa ser esmagada com um garfo. Reduza o fogo para médio-baixo; adicione as passas e deixe ferver, mexendo sempre, cerca de 10 minutos.

Trabalhando em partes coloque este molho de tomate no liquidificador e bata com mais 1 xícara de caldo reservado até obter um molho liso. Peneire e junte à panela onde está o purê de aromáticos. Deixe ferver e acrescente o chocolate em pedaços. Baixe o lume e cozinhe por 20 minutos, mexendo sempre, raspando o fundo da panela. Adicione mais caldo caso o molho fique muito grosso. Apenas observe que este molho tem uma consistência espessa e aveludada. Tempere com sal. Adicione o peito de peru e continue fervendo em fogo baixo por mais 10 minutos.

Toda uma festa de sabores no seu paladar!

Toda uma festa de sabores no seu paladar!

Fatie o peito de peru e coloque em um prato de servir. Cubra com o molho e polvilhe com as sementes de gergelim. Sirva com avocado fatiado e tortillas frescas. Decore com folhas de coentro.

Para arrancar-me a Vida!

Para arrancar-me a Vida!

E para finalizar a noite aconselho assistir ao filme que me inspirou a preparar esta delicia, Arrancame La Vida!

DICAS:

  1. Não me chame de louca nem desista. É FÁCIL de fazer se seguir o passo a passo!
  2. * Todas estas pimentas são mexicanas e já está disponíveis em mercados de produtos latinos. Mas se não encontrar qualquer pimenta seca serve. Cuidado, apenas, com o ardor na hora da substituição.
  3. Peito de frango pode substituir o peito de peru.

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s