Que tal gourmetizar o seu jantar? [Papilote de Tilápia com Legumes]

A gourmetização da comida já está ficando uma chatice. Ninguém mais come nada simples. Tudo tem que ter espumas, lascas, cama, pétalas. Prá mim, isso tudo, na verdade, é a “marketingzação“. Afinal, a propaganda é a alma do negócio, não é mesmo?

Não tem nada de novo no reinado por aí, apenas o nome. Você sai para comer e vê um cardápio cheio de adjetivos que não eram próprios da culinária enfeitando o bom e velho bolovo, por exemplo. Aquele ovão de boteco que recheava o croquete de carne, agora tem pesto de hortelã na massa de quibe pulverizado com azeite de trufas. Oi???

E a coxinha? Quer mais sofrimento na hora de comer uma coxinha que por sua natureza é o salgado de balcão do bar no centro da cidade, mas que já tem gente usando garfo e faca e toques de pimenta amazônica colhidas por índios da tribo Baniwa… Brigadeiros, churros, pastel, dogão… Nada foi perdoado!!

E assim, ninguém me convida mais para jantar achando que eu só como comida gourmet, que eu só cozinho coisa phyna. Então vamos lá. Vou ensinar a transformar o teu filé de tilápia com legumes em um Papillote de Saint Pierre com Serpentina de Legumes, ou se o jantar for mais para o estilo italiano vá da Cartoccio di Pesce!! E aí pode me convidar!

Papilote de Tilápia com Legumes (Serve 4)

Até que não é difícil colocar um raio gourmetizador no peixe de todo dia!

Até que não é difícil colocar um raio gourmetizador no peixe de todo dia!

Ingredientes:

8 retângulos de papel manteiga de aproximadamente 20cm x 30cm

4 filés de tilápia

1 cebola pequena fatiada em “meia-lua”

1 cenoura pequena fatiada com o descascador de legumes para fazer tiras fininhas – “serpentinas”.

1 abobrinha pequena fatiada com o descascador de legumes para fazer tiras fininhas, somente a casca verdinha (use o miolo para purê ou uma sopinha)

16 tomatinhos uva

100gr de shimeji branco

1 raminho de endro

4 folhinhas de capim limão

1 pimenta dedo de moça, opcional

1 limão siciliano, suco e raspas da casca

sal, pimenta do reino moída na hora e azeite de oliva, a gosto

Para gourmetizar o seu prato a regra número 1 são ingredientes de qualidade!

Para gourmetizar o seu prato a regra número 1 são ingredientes de qualidade!

Modo de Preparo:

Aqueça o forno a 200 graus.

Em uma assadeira grande, coloque 1 retângulo do papel manteiga. Sobre ele, no sentido do comprimento, coloque 1/4 da cebola, 1/4 da abobrinha, 4 tomatinhos cortados ao meio, 1/4 do shimeji. Tempere com 1/4 das ervas, e coloque 1 pedacinho de pimenta dedo de moça se estiver usando. Coloque o filé de tilápia sobre esta “cama” de legumes e tempere com sal, pimenta, o suco e as raspas do limão e 1 fio de azeite. Coloque outro retângulo do papel manteiga sobre o peixe e feche as laterais dobrando várias vezes, formando um cartoccio ou papillote, para que o vapor, nem os líquidos do cozimento escape.

Cama de Serpentina de Legumes

Cama de Serpentina de Legumes

Repita esta operação com os restante dos ingredientes até obter 4 porções. Leve a assadeira ao forno pré aquecido e asse por 20 minutos.

Retire os envelopes do forno e com muito cuidado coloque-os no prato de servir. Abra a parte superior cortando com a tesoura e sirva em seguida dentro do próprio cartoccio.

Um cartoccio recheado de sabor em apenas 30 minutos

Um cartoccio recheado de sabor em apenas 30 minutos

Na minha versão phyna, servi com um simples couscous marroquino somente ao vapor. Coloque colheradas do couscous dentro do cartoccio e o próprio líquido do cozimento irá temperá-lo. Fica muito bom. E pode me convidar!

DICAS:

  1. Esta técnica pode ser usada com qualquer tipo de peixe e legumes. A única atenção é cortar todos os ingredientes em tamanhos que cozinhem por igual;
  2. Além de muito saudável esta técnica não suja nem mesmo a assadeira! E você pode se arrumar e ficar uma DIVA para receber seus convidados – no caso, EU!, enquanto o prato cozinha.
  3. Use e abuse da criatividade. Frutos do mar ficam deliciosos se cozidos assim, também. Peito de frango é uma opção. Fica muito mais suculento. Porém o tempo de cozimento será de 45 minutos.

Uma resposta em “Que tal gourmetizar o seu jantar? [Papilote de Tilápia com Legumes]

  1. Pingback: Mudança de Hábitos [Peixe Assado na Crosta de Sal Grosso] | Gastronomia & +

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s