Eu Boteco, Tu Botecas e Nós ajudamos a Gastromotiva [Bolinhos de Boteco]

No sábado passado participei de um curso sobre Cozinha de Boteco Carioca.

Quem melhor para dar este curso do que a MasterChef em Botecagem, Katia Brabosa, do bar Aconchego Carioca. A mestre em questão criou o bolinho de feijoada, o petisco mais desejado entre os bares de São Paulo e Rio de Janeiro. A Katia é a humildade e felicidade em pessoa. Acho até que este foi um dos motivos que a escolheram para dar este curso. Leia aqui uma reportagem emocionante sobre ela.

Toda a renda do curso foi revertida em prol da Gastromotiva. Para quem não sabe a Gastromotiva  é uma organização da sociedade civil que promove transformação social por meio da gastronomia. São oferecidos cursos de culinária para pessoas de baixa renda (e muitos com baixa estima…) para recolocação no mercado de trabalho. O projeto é lindo, o trabalho incrível e ainda você sai de bucho cheio. Como não ajudar uma causa dessas?

Nos tempos do Romã éramos parceiros e TODOS os nossos funcionários vieram da Rede Gastromotiva e foram excelentes cozinheiros e atendentes durante todo o período em que estivemos com as portas abertas!

Mas voltando ao curso de sábado, a Katia nos ensinou 5 tipos de bolinhos e ainda trouxe umas cervejinhas para harmonizar com cada um deles. Ele não é realmente uma pessoa de um coração que não cabe no peito?

A gente só quer comer e fazer o bem!

A gente só quer comer e fazer o bem! David Hertz, idealizador e mentor da Gastromotiva, Kátia Barbosa, a dona dos melhores bolinhos da cidade e uma tiete enxerida!

Bolinho de Aipim com Bobó de Camarão (Serve 40 bolinhos)

Ingredientes:

800gr de mandioca

1 xícara de creme de leite

1 gema de ovo

300ml de leite de coco

1 colher de sopa de azeite

50gr de alho picado

50gr de cebola picadinha

300gr de camarão

3 tomates sem pele e sem semente (concasse) picado

1 colher de sopa de azeite de dendê

sal e pimenta do reino branca

coentro picado, a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe a mandioca em abundante água com sal até ficar bem macia. Escorra, deixe esfriar e retire o fio interno. Separe 500gr de mandioca cozida e esprema – sempre esprema a mandioca fria!. Misture com o creme de leite e a gema de ovo. Sove por 5 minutos até obter uma massa firme e homogênea.

Bata o restante da mandioca com o leite de coco e reserve.

Em uma panela aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola rapidamente. Acrescente o camarão deixe cozinhar por 3 minutos até que comece a ficar rosado. Acrescente o tomate o azeite de dendê e os temperos. Misture o purê de mandioca e leite de coco e prove o sal. Misture o coentro.

Faça bolinhas de 4cm e frite-as em óleo quente. Depois de fritas faça um corte tranversal nos bolinhos e recheie com o bobó de camarão como se fosse um acarajé.

Bolinho de Arroz Vermelho com Carne de Sol (Serve 40 bolinhos)

Ingredientes:

1 xícara de arroz vermelho (arroz da terra) lavado

200gr de cebola picada finamente

100gr de alho triturado

2 colheres de sopa de azeite

2 e 1/2 xícaras de água

500gr de queijo de coalho ralado

80gr de farinha de trigo

2 colheres de chá de sal

500gr de carne de sol dessalgada e desfiada

pimenta do reino branca, a gosto

pitada de cominho

coentro a gosto

Farinha de rosca para empanar

Óleo para fritar

Modo de Preparo:

Em uma panela aqueça metade do azeite em fogo baixo e refogue metade da cebola e do alho até murchar, sem deixar queimar o alho. Acrescente o arroz e refogue por 5 minutos. Adicione o sal, a pimenta e a água. Como não queremos um arroz soltinho, a água pode estar fria. Assim que voltar a ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Antes da água secar por completo, acrescente o queijo e a farinha de trigo mexendo vigorosamente até a massa desgrudar do fundo da panela.

Coloque a massa sobre uma bancada e deixe amornar.

Para o recheio, aqueça o restante do azeite e refogue o restante da cebola e alho. Acrescente a carne, temperando com o cominho. Refogue por uns 2 minutos até dar gosto. Quando esfriar misture o restante do queijo e o coentro.

Com a massa já morna sove-a por uns 5 minutos para que fique mais elástica. Faça bolinhas de 3cm e achate. Recheie com a mistura de carne, feche com cuidado e passe na farinha de empanar. Frite e sirva imediatamente.

Bora botar a mão na massa para fazer o bem!

Bora botar a mão na massa para fazer o bem!

Bolinho de Jiló com linguiça calabresa (Rende 40 bolinhos)

Ingredientes:

100gr de cebola picada finamente

50gr de alho triturado

1 colheres de sopa de azeite

250gr de jiló picado bem miúdo

1/2 colher de sopa de sal

1/2 colher de chá de pimenta do reino branca

200ml de água

300gr de farinha de trigo

250gr de linguiça calabresa picada

1/2 maço de salsinha picada

farinha de rosca para empanar

óleo para fritar.

Modo de Preparo:

Em uma panela aqueça metade do azeite em fogo baixo e refogue metade da cebola e do alho até murchar, sem deixar queimar o alho. Colocar o jiló e refogue por 5 minutos até começar a mudar de cor. Tempere com sal e pimenta. Caso queira uma massa mais pedaçuda e crocante, e também mais verdinha, não refogue o jiló por muito tempo. Se quiser a massa mais lisinha, refogue o jiló por mais 10 minutos. Adicione a água e quando começar a ferver acrescente a farinha de trigo de uma só vez, mexendo vigorosamente por mais 5 minutos até que a farinha cozinhe e a massa desgrude do fundo da panela.

Coloque a massa sobre uma bancada e deixe amornar.

Para o recheio, aqueça o restante do azeite e refogue o restante da cebola e alho. Acrescente a linguiça e deixe fritar por uns 3 minutos. Quando esfriar misture a salsinha.

Com a massa já morna sove-a por uns 5 minutos para que fique mais elástica. Faça bolinhas de 3cm e achate. Recheie com a linguiça, feche com cuidado e passe na farinha de empanar. Frite e sirva imediatamente.

Em sentido horário: "falso acarajé" de aipim com bobó de camarão, bolinho de arroz vermelho e carne de sol, bolinho de feijoada com couve e bacon, bolinho de jiló com calabresa.

Em sentido horário: “falso acarajé” de aipim com bobó de camarão, bolinho de arroz vermelho e carne de sol, bolinho de feijoada com couve e bacon, bolinho de jiló com calabresa.

Bolinho de feijoada (Serve 40 bolinhos)

Ingredientes:

500gr de feijão preto

250gr de carnes para feijoada (lombo, paio, carne seca, bacon, linguiça)

1 colher de sopa de azeite

50gr de alho

1 colher de chá de pimenta do reino branca

1 pitada de cominho

250gr de farinha de mandioca amarela (copioba amarela)

1 colher de sopa de polvilho azedo

300gr de bacon picadinho

1 maço de couve fatiada finamente (Chifonade)

farinha de rosca para empanar

óleo para fritar

Modo de Preparo:

Lavar as carnes da feijoada e dar uma fervura. Escorrer e, na panela de pressão, colocar as carnes fervidas e o feijão e cobrir com água. Cozinhar por 40 minutos ou até que as carnes estejam bem macias e o feijão desmanchando. Após cozido deixe esfriar. Bata no liquidificador o feijão com as carnes, lembrando de retirar os ossos.

Em uma panela refogar o alho no azeite e acrescentar o feijão batido.Tempere com a pimenta e o cominho e deixe ferver.  Acrescente, aos poucos, a farinha de copioba, mexendo sem parar até que desgrude do fundo da panela.

Coloque a massa sobre uma bancada e deixe amornar.

Para o recheio, frite o bacon e na própria gordura refogue a couve muito rapidamente, para que apenas murche, sem deixar soltar água e perder a sua cor verde.

Com a massa já morna acrescente o polvilho e sove-a por uns 5 minutos para que fique mais elástica. O polvilho não deixará que a massa resseque e fique quebradiça. Faça bolinhas de 3cm e achate. Recheie com a couve e o bacon, feche com cuidado e passe na farinha de empanar. Frite e sirva imediatamente.

Almofadinha Doce (Serve 30 unidades)

Ingredientes:

500gr de tapioca grão fino

1 litro de leite

500gr de queijo coalho ralado

400gr de doce de leite firme

100gr de amido de milho

óleo para fritar

açucar e canela para empanar

Modo de Preparo:

Em uma leiteira ferver o leite. Misture a tapioca com o queijo em uma tigela e escaldar com o leite. Mexa sem parar por uns dois minutos até que toda a tapioca esteja hidratada a e forme uma massa homogênea.

Estenda a massa sobre um plástico filme e cubra com outra parte de plástico. Com o auxílio de um rolo abra a massa. Corte-a em círculos de 10cm ou retângulos. Recheie com uma colherada de doce de leite e dobre a massa para fechá-la. Aperte bem as bordas para que o recheio não vazar. Empane no amido de milho e frite. Passar no açucar e canela antes de servir.

Sobremesa do Bem recheado de doce de leite quentinho, com açucar e canela. Imagina só!

Sobremesa do Bem recheada de doce de leite quentinho, com açucar e canela e harmonizada com Electra. Imagina só!

DICAS:

  1. Para um bolinho sem glúten, utilize farinha de arroz ou fécula de batata para engrossar a massa e farinha de mandioca para empanar;
  2. A feijoadinha pode ser feita antes ou até mesmo utilizada as sobras de uma feijoada já pronta.
  3. Sobras de moqueca com farinha de milho para engrossar também viram um delicioso bolinho!

3 respostas em “Eu Boteco, Tu Botecas e Nós ajudamos a Gastromotiva [Bolinhos de Boteco]

  1. Pingback: Dicas para o seu Fim de Semana – 29 a 31/05/2015 | Gastronomia & +

  2. Pingback: Feira APAS 2015 | Gastronomia & +

  3. Pingback: Direto da cozinha da vizinha pra minha – Bolinho de jiló | Feijão no Prato

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s