Páscoa III – Confit de Bacalhau

Se tem alguém muito chato pra comer, este é o meu cunhado. O cara não manja nada de comida, mas ainda assim faz caras e bocas e quer dar opinião em tudo! 😉

Ele não come bacalhau – ou melhor, não comia, até que um dia eu fiz esta receita. Sabe aquele momento que o céu se abre, uma luz divina aparece na sala de jantar e os anjos dizem: “Ohhhhhhhh”! Parecia assim, mesmo!

Eu sempre achei que ele não gostasse de bacalhau. Mas depois fui descobrindo que ele sempre nunca tinha comido bacalhau de verdade. Eram sempre aquelas lascas duras e secas, com muita batata e cebola. Coitado do chato pra comer…

E tomei como desafio fazer o meu cunhado mudar de ideia. Se ele gosta de peixes em geral não havia razão para não gostar de bacalhau – de verdade, não merluza petrificada!!!

Desafio aceito, fiz a receita mas fácil, mais deliciosa que deixa o peixe tenro, úmido e cheio de sabor. Se você também tem um convidado chato prá comer que vai encrencar sua Sexta-Feira Santa aposte nesta receita. Só que, prepare-se, pois ele vai virar freguês!

Confit de Bacalhau (Serve 4)

A receita certa para agradar qualquer paladar. Inclusive o chato para comer!

A receita certa para agradar qualquer paladar. Inclusive o chato para comer!

Ingredientes:

4 postas de lombo de bacalhau dessalgado, aproximadamente 1kg (ultimamente tenho usado o congelado da Bom Porto, pois é o melhor custo benefício que encontrei)

2 litros de azeite de oliva (não precisa ser extra virgem, mas de boa qualidade) – reserve 1 xícara

1 cabeça de alho

4 ramos de tomilho

4 ramos de alecrim

4 cebolas pequenas cortadas em fatias finas

100gr de tomate seco.

Modo de Preparo:

Caso esteja usando bacalhau salgado lave as postas para retirar o sal excedente e coloque-as em água com pedras de gelo e deixe na geladeira por 24 horas, trocando a água a cada 6 horas. No caso do bacalhau congelado proceda o descongelamento conforme as instruções da embalagem.

Aqueça o forno a 80 graus. Caso seu forno não atinja esta temperatura, aqueça na temperatura mais baixa e deixe a porta entreaberta para o calor escapar.

Seque bem as postas e acomode-as em um refratário que possa ir ao forno e que seja mais alto que as postas. Coloque os dentes de alho e os temperos, tomilho e alecrim entre as postas. Cubra todo o peixe com o azeite. Observe que quanto maior o espaço entre as postas mais azeite será necessário para cobrir o peixe; por isso não use um refratário que seja muito grande.

Leve para assar por 1 hora. Faltando 15 minutos para o término do tempo acrescente os tomates secos ao azeite para que amoleçam.

Em uma panela de fundo grosso aqueça 1 xícara de azeite reservada e junte as cebolas fatiadas. Em fogo muito baixo vá refogando até que murchem e comecem a obter uma cor caramelo.

Assim que o bacalhau terminar de assar, sirva com as cebolas caramelizadas, os dentes de alho e os tomates secos, acompanhado de arroz branco e batatas ao murro.

Deliciosamente úmido, tenro e com sabor muito suave. Assim deve ser o almoço da Sexta-Feira Santa!

Deliciosamente úmido, tenro e com sabor muito suave. Assim deve ser o almoço da Sexta-Feira Santa!

DICAS:

  1. O azeite NUNCA deverá ferver, pois senão fritará o bacalhau. Para fazer uma confitura deverá manter a temperatura bem baixa.
  2. Esta preparação poderá ser feita na boca do fogo, com a chama no mínimo possível.
  3. Outros temperos como louro, pimenta preta e alcaparras podem ser adicionados ao azeite para conferir mais sabor.

Como sobremesa recomendo este DE LI CI O SO Cheesecake. Receita aqui.

Eu sei... é de babar, mesmo!!

Eu sei… é mesmo de babar!!

3 respostas em “Páscoa III – Confit de Bacalhau

  1. Pingback: Páscoa no #ColetivoGastronômico [Cestinhas de Parmesão com Salada Cremosa de Camarão] | Gastronomia & +

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s