Páscoa I – Bacalhau ou Leitão, você escolhe!

Não sou uma pessoa muito tradicionalista. Já falei por aqui o quanto não gosto de comemorações com datas marcadas. A vida tem que ser sentida e celebrada todos os dias, com o ânimo de viver e comemorar. Se no dia do meu aniversário eu não estiver no mood, que seja depois.

Por isso não estava planejando menus de Páscoa por aqui. Mas depois que postei a receita da casquinha de siri no post anterior e sugeri como entradinha para a Sexta-Feira Santa, os meu leitores ficaram pedindo a receita do prato principal!!! Resolvi, então, aproveitar estes dias que antecedem o feriado para postar algumas receitas deliciosas, mas bem simples. Afinal de contas, é feriado e ninguém que ficar horas na cozinha, não é mesmo??!!

Aqui tenho algumas sugestões de posts antigos mas que servem bem para o almoço do feriado. E durante a semana postarei novas receitas:

Casquinha de Siri e Só

Brandade de Bacalhau Enformada

Bolinho de Bacalhau por Saul Galvão

Bacalhau Assado com Prosciutto

Cordeiro com Polenta Cremosa

Frango assado com Ervas da Condessa

Torta Maravilhosa de Cerejas

Cookies ‘n’ Kisses

Mas se ainda assim você optar por não pisar na cozinha tenho uma sugestão bem boa.

Na semana passada fui convidada para conhecer o Rancho Português, que fica na Av. dos Bandeirantes, na Vila Olímpia. O restaurante é enorme e tem um empório e uma adega com mais de 800 rótulos logo na entrada. O bacana é que é possível comprar o seu vinho com o preço de varejo e não de restaurante! Ali também são vendidos queijos da Serra da Estrela e alheiras produzidas artesanalmente, na casa, com exclusividade.

Empório com vinhos e produtos portugueses, além de porcelanas Vista Alegre e Galos de Barcelos!

Empório com vinhos e produtos portugueses, além de porcelanas Vista Alegre e Galos de Barcelos!

O cardápio é bastante extenso com várias entradas e petiscos, passando de um sequinho e crocante bolinho de bacalhau, a alheiras perfeitamente fritas. O polvo a provençal estava macio e bem temperado. Muito azeite Herdade do Esporão à disposição nas mesas!

Muito bacalhau nestes bolinhos

Muito bacalhau nestes bolinhos

Como prato principal, nossa degustação incluiu o Bacalhau a Narciso assado com cebola, brócolis, pimentão, alho e servido com batatas ao murro. Estava muito suculento, mas o Bacalhau com Natas me deixou babando e me fez repetir o prato. Natas mesmo, nada de molho bechamel pra” engrossar o caldo”.

Bacalhau a Narciso

Bacalhau a Narciso – suculento e queimadinho, mas as batatas superaram as expectativas. Encharcadas do sabor do bacalhau

Bacalhau com Natas. Muito suave e cremoso. Meu favorito.

Bacalhau com Natas. Muito suave e cremoso. Meu favorito.

Para quem não gosta ou não está a fim de comer bacalhau a casa ainda conta com uma cozinha portuguesa bem recheada: Polvo a Lagareiro, Arroz de Tamboril com camarões e Lulas, Arroz de Polvo dentre outros. Mas se o seu lance é carne vermelha, não se desespere. O melhor estava por vir. Na verdade verdadeira, fomos até lá para provar o Leitão a Bairrada que dá título ao lugar. Um leitãozinho preparado à risca à moda da Bairrada. Temperado com um delicioso e marcante molho a base de pimenta do reino e assado por horas num calor lento e suave até transformar a pele numa capa crocante que envolve a carne suculenta e macia… Que manjar!

Uma imagem não consegue transmitir a delícia que é este prato...

Uma imagem não consegue transmitir a delícia que é este prato…

E para finalizar a seleção de pratos principais foi-nos servido o arroz de pato, a meu pedido 😉 Como sou “especialista” nesta receita (era o carro chef do Romã Armazém Gourmet) precisava saber o que andavam cozinhando por aí!

Arroz de pato com chouriço português

Arroz de pato com chouriço português

Todo este almoço foi regado a muito vinho verde e um delicioso tinto Encostas da Pedra Alta, da região do Douro.

E quando eu estava pronta para me levantar e partir para uma cama de onde só sairia no dia seguinte, chegaram as sobremesas. Uma degustação de algumas das delícias portuguesas e o carro chefe da casa, o Pudim do Abade: um pudim de leite com BACON!!! Porque aqui, nem só o leitão domina!

Só um pouquinho de doce prá cortar a gordura do leitão! ;)

Só um pouquinho de doce prá cortar a gordura do leitão! 😉

Pudim de BACONNNNN! Simplesmente delicioso!

Pudim de BACONNNNN!
Simplesmente delicioso!

Se você está em busca de uma culinária portuguesa autêntica, sem frescuras, sem comida de chef e com noites de fado (todas as terças-feiras) vale a visita!

Ou você ainda pode pedir para viagem e fazer bonito no almoço de Páscoa!

NOTAS:

  1. Todas as fotos foram gentilmente cedidas pelo Rancho Português, pois era impossível focar na fotografia naquele momento!
  2. Apesar do almoço ter sido uma cortesia do restaurante aqui eu só posto o que realmente me interessa e que eu gostaria de compartilhar com vocês. Aqui não tem jabá, não tem jabá, não tem jabá!

Rancho Português

Av. dos Bandeirantes, 1051 – Vila Olímpia

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s