Piadina, pizza de frigideira, wrap… O pão da cozinha rápida! [Receita de Piadina]

Tenho maneirado na quantidade nos meus almoços. Exceto quando uma amiga me convida para almoçar e pede para ir em um lugar bacana – elas acham que eu sou expert! 😉 Aí, claro, é pé na jaca. Não dá para ser reguladinha quando a comida é muito boa!

Mas, ultimamente, como pouco e faço um lanchinho a tarde. Isso tem me deixado bem mais disposta. Funcionou para mim. E estes lanchinhos, normalmente são frutas com a minha granola, café com pedaço de queijo. Mas hoje eu estava com fome. Muita fome. O almoço foi light e o exercício foi duro! Tinha fome. Fome de sanduiche.

Parêntesis: Adoro sanduiches. Adoro pão!

tenho que confessar que aqui a casa é de ferreiro mas o espeto é de pau, não tinha pão. Nem sequer uma fatia… O restinho do pão de fermentação natural que eu fiz tinha virado farelo para fazer migas. Hummmm, outra receita maravilhosa que posto outro dia.

E com a chuva caindo forte lá fora, fiquei bem desanimada em ir até a padaria – que está a 50 metros daqui!!!! O “jeito” era mesmo ir para a cozinha!

E a piadina foi a receita escolhida. Muito rápida – tem até o Rap10 que tenta ser uma piadinha mas passa longe, este pão não precisa de fermentação. Leva fermento na massa, mas apenas para dar uma infladinha! Esta receita eu vi uma vez no programa Cozinha Prática da Rita Lobo. Teste e aprovei logo de cara! Mas já fiz minhas adaptações…

Por aí você vai encontrar receitas como pizza de frigideira, tortilla, wrap, mas garanto que esta é a mais autêntica e deliciosa que você conseguirá! Hahaha. O que a fome não faz!!??

Piadina Romagnola (Serve 6 porções)

Água na boca!

Água na boca!

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó químico (o de bolo, não de pão)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 xícara de leite

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande Misture a farinha, o sal e o fermento. Abra um buraco no meio e coloque o azeite  e vá juntando a farinha com os dedos para misturar, como se estivesse esfregando.. Junte metade do leite e, com as mãos, misture bem. Coloque o restante do leite e misture até formar uma bola. Trabalhe a massa por uns 3 minutos até que toda a farinha esteja bem integrada. Se preferir pode fazer esta parte sobre uma bancada colocando um pouquinho mais de farinha para não grudar. Divida a massa em seis partes iguais. Cubra a massa com um pano de prato úmido. Mas atenção, o pano não pode estar molhado.

Coloque uma frigideira antiaderente, ou chapa grande de ferro, para aquecer em fogo alto. Abra um pedaço de massa com rolo de macarrão, até ficar com cerca de 20cm de diâmetro. Eu gosto dela bem rústica. Mas se você preferir pode usar um prato como guia e cortar as bordas para que fique bem redondinha. Quando a frigideira estiver bem quente, soltando aquela fumacinha, coloque a piadinha para assar e faça vários furos com um garfo para que ela não fique com bolhas. Asse por aproximadamente 2 minutos de cada lado, u até que fique com umas manchinhas mais escuras no fundo. Vire e deixe assar do outro lado, furando com o garfo. Transfira para um prato e cubra com um pano de prato limpo, apenas para não esfriar, enquanto você faz as outras.

Faça furinhos para a massa não virar uma bolha!

Faça furinhos para a massa não virar uma bolha!

Os recheios podem ser os mais criativos. Eu uso pouco sal na receita porque uma piadinha com doce de leite é um luxo! 😉

Cortei em pequenos triângulos para prolongar o prazer!

Cortei em pequenos triângulos para prolongar o prazer!

DICAS:

  1. Caso queira fazer com farinha integral substitua 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo pela farinha integral e acrescente mais 1/4 de xícara de leite. Outros grãos e sementes (amaranto, quinos em flocos, chia) também podem ser adicionados à massa.
  2. Esta massa congela muito bem é um grande aliado nos momentos de fome fora de hora! Enrole em filme plástico e congele por até 3 meses.

7 respostas em “Piadina, pizza de frigideira, wrap… O pão da cozinha rápida! [Receita de Piadina]

  1. Pingback: Para ser rápido, fácil e cheio de sabor [Curry de Frango e Grão de Bico] | Gastronomia & +

  2. Pingback: Dia Nacional da Pizza [Dicas de Harmonização com Vinhos] | Gastronomia & +

  3. Pingback: Acumuladores de Comida | Gastronomia & +

    • Obrigada, Rebecca. Sabe que depois que descobri esta receita quase nunca compro pão. E dá para fazer mais fininho, mais gordinho, recheado de salgado, de doce… Virei freguesa! 😉
      Beijos e obrigada pela visita!

      Curtir

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s