Caiu na rede… É sardinha! [Sardinha Escabeche]

Você sabia que 1 filé de sardinha é uma grande fonte de Vitamina B12, de Selênio, Vitamina D, Ômega-3 ácidos graxos, Proteínas, Cálcio e Fósforo, e que, por estar perto da parte inferior da cadeia alimentar, a sardinha contem níveis mais baixos de toxinas, como o mercúrio, do que muitos outros tipos de peixes? E que para saciar a fome de alguém é preciso pelo menos uns 3 filés de sardinha? Fez o cálculo? Viu vantagem? Então por que será que a sardinha é este peixinho renegado a uma latinha sem vergonha?

Quando eu era criança pequena lá em Osasco a sardinha vivia presente nas refeições, no lanche, até nos piqueniques de fim de tarde que fazíamos na praia do Boqueirão, em Praia Grande, a sardinha da minha mãe aparecia. Eu adorava quando era a “mistura” do arroz com feijão no almoço antes da escola.

Acho que depois eu fiquei besta, ou achava aquela latinha muito chinfrim para o meu gosto e nem pensaria em preparar eu mesma uma sardinha. O tempo passa e a gente muda. Hoje não só preparo 1 sardinha, como limpo quilos dela!!! Mas não se assuste. Para preparar esta receita você pode, e deve, comprar os filés limpos. Toda peixaria já vende assim!

Na feira onde costumo comprar peixes – que é uma das mais caras de São Paulo – o quilo da sardinha limpa, prontinha para ser preparada, custa R$ 15,00!!!! Isso equivale a uma média de 24 filés o que alimenta 6 pessoas!! Cá entre nós: uma latinha de filé de sardinha, cheia de sódio e glutamato monossódico, com 85gr, custa R$ 7,00…

Esta receita é prática e muito versátil. Serve como acompanhamento, como entrada, como lanche ou mesmo um petisquinho com cerveja. Também “aceita” várias adaptações. Sugiro começar seguindo a receita. E depois, o mar é o limite!

Sardinha Escabeche da D. Edna – com pequenas adaptações (Serve aprox. 24 filés)

Entrada, prato principal, petisco...

Entrada, prato principal, petisco…

Ingredientes:

1 quilo de filés de sardinha limpos (aprox 24 filés)

sal e pimenta do reino a gosto

1 limão siciliano fatiado finamente e cada fatia cortada ao meio

2 cebolas fatiadas finamente (eu usei a mandolina)

1 colher de sopa de orégano seco

1 xícara de azeite de oliva

1 xícara de vinagre (eu usei de arroz, mas pode ser de vinha branco ou maçã)

1/4 xícara de salsinha picada

Modo de Preparo:

Temperar cada filé com sal e pimenta do reino. Colocar metade da fatia do limão dentro de cada filé e fechá-lo como um sanduíche. Repita esta operação com todos os filés.

sardinha1

Jogue fora todas as pílulas de vitaminas!!

Na panela de pressão cubra o fundo com uma quantidade generosa da cebola fatiada. Coloque as sardinhas em uma camada, sem sobrepô-las. Polvilhe um pouco de orégano e coloque mais cebola. Continue com mais sardinha, orégano e cebola até acabar os ingredientes. Regue com o azeite e o vinagre, tampe a panela e leve para cozinhar por 30 minutos contados a partir do momento que pegar pressão e a panela começar a “chiar”.

Após este tempo desligue o fogo e deixe a panela esfriar por completo antes de abrir.

Está pronto! Retire os filés de sardinha com cuidado para não quebrar cubra com a cebola que estará desmanchando e adocicada e com a salsinha picada. Caso vá guardar, sugiro utilizar um recipiente com tampa, de preferência de vidro. Regue com bastante azeite para que os filés fiquem submersos. Consuma em até 1 semana.

Saudável e delicioso. Sim! É possível!

Saudável e delicioso. Sim! É possível!

DICAS:

  1. Para variar na preparação, acrescente tomate ao invés de limão siciliano, alecrim, ao invés do orégano. Pimenta calabresa também fica uma delícia!
  2. Faça uma pasta de sardinha com iogurte e cream cheese e recheie um sanduíche natural.

4 respostas em “Caiu na rede… É sardinha! [Sardinha Escabeche]

  1. Pingback: Mudança de Hábitos [Peixe Assado na Crosta de Sal Grosso] | Gastronomia & +

  2. Pingback: Não deixe de molho! | Gastronomia & +

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s