Comidas Cruas – Para ajudar com o calor e com a dieta! [Gazpacho Rústico]

Eu não sou fã da indústria da dieta. Nem as sopas de repolho, ou sucos detox de couve com agrião fazem parte da minha lista de preferidos. Como de tudo, com parcimônia, e sempre experimento novos ingredientes. Mas uma das ofertas desta temporada é a Dieta do Gelo. Com este calor que faz por aqui, quem não se interessaria em ler???

A dieta do gelo é muito simples e mexe com o metabolismo do nosso corpo. O consumo de 1 litro de “raspadinha” acompanhado de uma dieta balanceada irá queimar cerca de 160 calorias! Wow! Mas e aí? Viver de gelo, nem mesmo neste calor senegalês!

Fui pesquisar e descobri que o escritor Pete Bee, aproveitou a modinha e desenvolveu esta dieta sugerindo exercícios em ambiente frio, nada de aquecimento, e comendo mais alimentos crus. A Dieta do Cru, também já foi tema de várias discussões, mas esta promete ser miraculosa pela combinação dos fatores! 😉

Comer alimentos crus ou levemente cozidos requer mais energia para mastigar e digerir, enquanto a ingestão de alimentos frios utiliza calorias para aquecer a comida e nós, também.

Vários estudos estão sendo realizados sobre o tema. Um artigo publicado esta semana na revista American Journal of Physical Anthropology, por exemplo, retrata que as gorduras contidas nos alimentos produzem mais calorias quando cozidos. Eles também descobriram que o cozimento libera mais energia disponível nos alimentos que contém amido e proteína.

Mas deixando de lado tanta teoria – apesar do estudo ser bem interessante, este blog é de COMIDA! Nhac! – porque não aproveitar essa onda de calor e se beneficiar do que a ciência já descobriu a nosso favor?

Gazpacho rústico com legumes congelados (Serve 4 porções)

Muito Refrescante!

Muito Refrescante!

Ingredientes:

10 tomates maduros (eu usei um misto de tomates italianos e tomates cerejas)

1 pepino japonês grande

1/2 pimentão verde

1/2 pimentão vermelho

1 pimenta americana amarela

1 colher de sopa de vinagre de vinho branco

2 dentes de alho

100ml de azeite de oliva

1/2 taça de vinho branco

Manjericão, a gosto mais folhas pequenas para decorar

1/2 xícara de água

Sal e pimenta do reino, q/b

Tudo cru para queimar calorias!

Tudo cru para queimar calorias!

 Modo de Preparo:

Retire a pele e as sementes dos tomates e corte-os em cubos pequenos. Descasque o pepino e corte em cubos pequenos. Reserve um pedaço sem Pique também os pimentões e a pimenta americana, descartando as sementes e a membrana. Separe 1/4 destes ingredientes e leve para congelar. Esses serão os cubinho de legumes que darão um toque todo especial na hora de servir.

Em uma vasilha junte todos os ingredientes e acrescente o vinagre, a pimenta do reino, o alho, o azeite e o vinho. Ajuste o sal e despeje a água até cobrir todos os ingredientes. Leve à geladeira para descansar por 1 hora. Coe o caldo e bata os ingredientes no liquidificador, no modo pulsar se gostar da textura mais rústica e pedaçuda ou por 1 minuto em velocidade máxima, se quiser algo mais liso. Acerte os temperos e acrescente aos poucos o caldo reservado, até chegar na consistência desejada. Por último acrescente as folhas de manjericão e apenas pulse para não triturá-las demais e amargar.

Antes de servir retire os  quadradinhos de legumes do freezer e coloque sobre o gazpacho. Decore com folhinhas de manjericão.

Quadradinhos congelados!

Quadradinhos congelados!

DICAS:

  1. O caldo poderá ser peneirado, mas ficará menos encorpado e não tão saboroso.
  2. Se for servir esta sopa fria como refeição umas torradas de alho acompanham muito bem.
  3. Se for for um food nerd e quiser saber mais sobre o estudo publicado, está aqui.

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s