Terra Madre Day

Hoje se celebra o Terra Madre Day, o movimento criado pelo Slow Food vislumbrando a oportunidade de comemorar o alimento local, promovendo produções e métodos de consumo sustentáveis junto às comunidades e aos políticos locais. A rede mundial do Terra Madre, reúne comunidades de 160 Países e trabalha para criar um modelo alternativo de produção e consumo de alimento bom, limpo e justo: bom para o paladar, limpo para homens, animais e natureza, e justo para produtores e consumidores.

Participe!

Participe!

Há muitas maneiras de celebrar o Terra Madre Day, dos pequenos encontros aos grandes eventos: um piquenique ou um jantar, uma visita a um produtor do Terra Madre, uma campanha de sensibilização sobre um tema específico, uma actividade de educação alimentar e do gosto, um encontro entre produtores, chefs, jovens e outros… Ou uma combinação destes elementos. Sejam criativos!

Este ano, o movimento chama a atenção para os alimentos locais em risco de extinção.  No Brasil são milhares de produtos esquecidos, ou quase esquecidos e precisam ser resgatados. A Arca do Gosto é um catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga produtos ameaçados de extinção, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais reais. O objetivo é documentar produtos gastronômicos especiais, que estão em risco de desaparecer. A lista desses produtos você pode verificar aqui.

Se você quiser participar de algum modo, faça como eu: visite um produtor, compre seu produto e não deixe este sabor morrer! Resgate uma receita antiga, da infância ou mesmo um sabor que te traga boas lembranças e divulgue!

Além disso muitos eventos estão acontecendo por várias cidades do Brasil.

Bolo de Milho Fazenda Pau D’Alho – 12 bolinhos

 

Resgate de um Sabor!

Resgate de um Sabor!

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

½ xícara de leite

4 ovos

Milho de 5 espigas

5 colheres de sopa de manteiga

1 colher de fermento

erva doce a gosto

canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo:

Aqueça o forno a 180 graus.

No liquidificador bata o leite condensado, o leite e os ovos até obter uma mistura homogênea. Acrescente o milho e a manteiga e bata até que o milho fique triturado, mas com bagaço.

Transfira a mistura para uma tigela e misture o fermento em pó e a erva doce.

Asse em forminhas individuais untadas com manteiga e fubá em forno  por 20 minutos ou até que os bolinhos cresçam e fiquem dourados.

Retirar das forminhas e deixar esfriar sobre uma gradinha. Polvilhar canela para servir.

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s