Natal sem neve, receita mais leve! [Terrine de Legumes Grelhados]

Se você quer uma ceia de Natal descomplicada mas pessoal, ou seja, não fará a sua encomenda na rotisseria mais próxima, vou dar algumas dicas deliciosas e fáceis.

Eu sempre preparei a ceia de Natal em casa e, acredite quem quiser, as quatro da tarde já estava de pernas para cima, ouvindo Jingle Bells, dando uns goles no meu espumante e muito despreocupada! Claro, é preciso ter um pouco de planejamento, mas tudo pode ser iniciado a partir do dia 20 de dezembro e no dia 24 tudo estará pronto antes da meia-noite! Brincadeira! Como eu, você poderá curtir sua tarde em família esperando o bom velhinho chegar! Mas tenha em mente que, se você não fará uma ceia para mais de 50 pessoas não vale a pena encher a mesa de um monte de tudo um pouco!! Nada de ficar misturando peru, tender, frango assado e bacalhau porque cada um gosta de uma coisa. Além de ficar uma confusão de sabores com certeza você terá uma sobra enorme de comidas. Se isto acontecer, faça várias marmitas e saia distribuindo no dia seguinte para quem não tem a sua sorte. Só assim eu perdoo este buffet de hotel de quita! 😀

Outro fator muito importante na hora de decidir o menu é lembrar que estamos no mês de dezembro e aqui é o hemisfério sul = verão! Não neva no Brasil. Isso é só na tv. Eu te garanto: pode ficar esperando na janela que não cairá um floco de neve! Assim, você deverá escolher pratos que se adaptem bem ao calor. Maionese? Me desculpe, nem pensar. A não ser que você queira que alguém vá para o hospital e libere a vaga na casa da praia para o Reveillon! 😉

Aqui vai uma receita para substituir a maionese e que é muito elegante e propícia para nosso calor!

Terrine de Legumes Grelhados (Serve 20 fatias)

Elegante e própria para o nosso clima

Elegante e própria para o nosso clima

Ingredientes:

2 berinjelas, cortadas finamente no sentido do comprimento

2 abobrinhas, cortadas finamente no sentido do comprimento

1 pimentão vermelho, cortados ao meio e sem pele e sem sementes*

2 pimentões amarelos, cortados ao meio e sem pele e sem sementes*

1 cebola roxa, grande, fatiada

1/4 xícara de passas

1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto

400ml de suco de tomate

3 colheres de chá de Agar agar (pode ser usado 12gr de gelatina em pó sem sabor)

azeite de oliva
sal, pimenta, a gosto
manjericão para servir
suco de limão, para servir

Modo de Preparo:

Comece grelhando as fatias de berinjela e abobrinha. Em uma chapa ou mesmo na frigideira coloque um fio de azeite de oliva e grelhe as fatias de legumes até que fiquem tenros e marcados (foto), virando após 5 minutos de cada lado. Os pimentões também devem ser grelhados. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora a gosto. Reserve os legumes para que esfriem ligeiramente.

Berinjelas grelhadas

Berinjelas grelhadas

Em uma panela coloque a cebola com um pouco de azeite de oliva. Cozinhe por alguns minutos, em seguida, adicione as passas e o vinagre de vinho tinto e cozinhe em fogo baixo até que estejam macias. Reserve para que esfriem ligeiramente.

Na mesma panela da cebola (vamos economizar!) acrescente o suco de tomate e tempere a gosto. Eu usei sal, pimenta do reino moída na hora e umas gotinhas de limão. Junte o agar agar e leve para ferver. Se estiver utilizando gelatina prepare-a conforme as instruções da embalagem, lembrando que não pode ferver pois senão perde o seu poder gelificador.

Prepare uma terrine ou forma de bolo inglês que tenha capacidade para 2 litros, aproximadamente. Pincele o fundo e as laterais da forma com um pouco de azeite Isto ajudará o filme a “grudar” na forma) e cubra com filme plástico deixando espaço suficiente nas bordas para facilitar na hora de desenformar.

Assim que os legumes e o suco de tomate estiverem mornos coloque 3 colheres de sopa do suco de tomate no fundo da terrine somente para cobrir e comece as camadas de legumes. Adicione primeiro os pimentões para dar um acabamento vermelho brilhante e lindo quando desenformar. Certifique-se de cobrir toda a superfície da forma, em seguida, acrescente o pimentão amarelo. Coloque mais um pouco do suco de tomate e continue fazendo camadas de legumes e suco até terminar com pimentão vermelho. Acrescente o restante do suco de tomate e bata a forma sobre uma superfície para certificar que o suco penetrou bem na terrine e unirá todos os legumes. Cubra com filme plástico e leve a geladeira por 30 a 40 minutos. Se você utilizou gelatina deverá ficar na geladeira por, no mínimo, 2 horas. Se você fizer com antecedência guarde-a na geladeira, sem desenformar, por até 3 dias.

Um arraso na ceia de Natal

Um arraso na ceia de Natal

Para desenformar, vire a forma sobre um prato de serviço e retire, cuidadosamente, o filme plástico. Você pode servir com folhas de manjericão e um molho de iogurte, se quiser.

Colorido, leve e refrescante. Como nosso Natal deve ser!

Colorido, leve e refrescante. Como nosso Natal deve ser!

E aí está! Um dos pratos de legumes mais saboroso e elegantes que eu já fiz!

DICAS:

  1. Farofas, recheios, podem ser preparadas com antecedência de até 3 dias e bem armazenadas na geladeira.
  2. Folhas verdes devem ser lavadas, centrifugadas e guardadas em um recipiente plástico com um papel toalha umedecido sobre elas.
  3. Sobremesas mais firmes também podem ser preparadas com antecedência. Se utilizar ovos crus e creme de leite (mousse, por exemplo) só devem sair da geladeira no momento de servir.
  4. * para tirar a pele dos pimentões embrulhe-os inteiros em papel aluminio e leve ao forno aquecido a 200 graus por 15 minutos. Coloque-os em um saco plástico e feche bem para “suar”. Assim que esfriar a pele sairá com bastante facilidade

7 respostas em “Natal sem neve, receita mais leve! [Terrine de Legumes Grelhados]

  1. Pingback: Presentes para um Super Foodie! | Gastronomia & +

    • Hummm! Funghi. Adoro! E funciona, sim. Você só precisa deixá-lo macio para que na hora de cortar a terrine o funghi não fique “resistente” ao fio da faca e desmonte. E a faca tem que ser bem afiada!
      Quero sabe o resultado!
      Beijos

      Curtir

      • Nossa, como eu sou lerdinha para ver as suas respostas….bem, confesso que fiquei na dúvida sobre como adicionar o funghi – é que eu compro vááááááárias bandejas de um fornecedor de uma amiga que tem restaurante, preparo tudo e congelo em porções individuais. Vou tentar com um desses primeiro, se ficar muito mole vou guardar alguns da próxima vez que vier minha entrega!! Não deu tempo hoje (essa vida de cozinheira e tradutora não é fácil, não), mas já estou de olho em um peixe para sábado. Depois te conto o que aconteceu! Beijocas!

        Curtido por 1 pessoa

      • Eu tb quero desses cogumelos! Devem ser maravilhosos…
        E se eles estiverem mais cozidos melhor. Quando os legumes estão mais al dente fica difícil cortar a terrine nas fatias finas.
        Quanto empenho!! 😉

        Curtir

    • Querida Erika,
      Yes, you can!
      Claro que sim. Não tem segredo nenhum. É como se fosse montar uma salada de legumes, mas com a gelatina de tomate!
      Depois me diga como é que ficou!
      Beijos

      Curtir

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s