Tarte Tatin e um vídeo muito lindo!

Eu juro que eu tentei muito aprender a fazer vídeos e colocar aqui para vocês. Mas era uma infelicidade cada vez que eu via as minhas produções! Também fazendo tudo sozinha não ia dar pé, mesmo. Sair correndo da cozinha para tentar segurar a câmera que estava prestes a cair… Com a mão cheia a de farinha ainda por cima? NÃO! Definitivamente, não. Falta muito para eu entrar para o mundo dos vloggers.

Mas por que não have a little help from my friends? Meu grande amigo Google, no momento do meu desespero, foi muito bacana e me apresentou o vídeo abaixo e muito outros que eu vou colocando aqui para vocês com a receita completinha e testada!

Deliciem-se com esta primeira fase de vídeos lindos da Kitchen Vigentes for PBS! O que é bom deve ser compartilhado! 🙂

Tarte Tatin

Ingredientes:

1 e 1/3 de xícara de farinha de trigo

 2 colheres de sopa. de açúcar de confeiteiro

1/2 colher de chá de sal (ou 1 pitada se usar manteiga com sal)

90 gr de manteiga sem sal, à temperatura ambiente e cortado em pequenos cubos

1 ovo ligeiramente  batido

8 maçãs (eu usei maçã verde Granny Smith – as mais azedas são melhores)

1 xícara de açúcar refinado

90gr de manteiga sem sal

Modo de Preparo:

Para fazer a massa, misture o sal e açúcar com a farinha. Junte a manteiga amolecida  “esfregue” usando as pontas dos dedos, até que a mistura fique como areia úmida. Misture o ovo batido até que você formar uma bola de massa. Usando a palma da sua mão, amasse a massa em uma superfície limpa algumas vezes (uma técnica chamada “fraisage), até obter uma massa lisa e homogênea. Volte a dar a forma de bola e achate em um disco. Deixe a massa descansar na geladeira enquanto prepara suas maçãs.

Descasque e retire o coração das maçãs e corte-as em em quartos. Em uma frigideira grande que possa ir ao forno, ou em uma assadeira de bolo redonda derreta a manteiga. Uma vez que tenha derretido, desligue o fogo e polvilhe o açúcar de forma uniforme em cima da manteiga derretida. Coloque as maçãs em um arranjo circular na frigideira, viradas com o centro para cima. Volte a frigideira ao médio e deixe o caramelo ferver por cerca de 10 a 15 minutos. Vá regando as maçãs com este caramelo para evitar a queime e assegurar que as maçãs estão cozinhando por igual. Assim que o caramelo obter a uma cor âmbar retire imediatamente a frigideira do fogo.

Aqueça o forno  a 180 graus.

Perfumando toda a casa!

Perfumando toda a casa!

Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa em um círculo do tamanho de sua frigideira. Coloque a massa sobre as maçãs e corte o excesso, deixando uma sobre de 2cm. Dobre a massa em torno das bordas externas das maçãs. Faça alguns cortes no topo da massa, para permitir a saída do vapor.

Leve para assar por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja assada com uma cor dourada. Retire do forno e deixe esfriar ligeiramente. Não mais que 10 minutos para não endurecer o caramelo.  Antes de inverter, passe uma faca afiada ao longo da borda interna da frigideira para separar qualquer massa tenha ficado grudada. Dê uma chacoalhada na frigideira para soltar as maçãs. Coloque um prato de servir sobre a frigideira e vire num movimento rápido. Delicadamente levante a frigideira e se alguma maçãs ficar grudada basta soltá-las e colocá-los de volta em seu lugar. Sirva quente com creme fresco ou sorvete.

Deliciosa com sorvete e castanhas!

Deliciosa com sorvete e castanhas!

DICA:

  1. Caso você não tenha açúcar de confeiteiro, basta bater o açúcar refinado no liquidificador por 1 minuto.
  2. Se você adora torta de maçã tanto quanto eu veja esta receita e esta outra!

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s