Comece bem a semana: assando pão!

Na semana passada assei pão duas vezes! Isso é inédito na minha cozinha!

Pão de fubá pronto para ir ao forno!

Pão de fubá pronto para ir ao forno!

A primeira receita foram uns pãezinhos de fubá deliciosos que vi no blog de uma amiga e logo que cheguei em casa corri para a cozinha para prepara-los. A receita é esta aqui e a única adaptação que tive que fazer foi trocar as sementes de erva-doce por sementes de alcarávia (kummel) já que estava desabastecida!

Na quarta feira, já me preparando para o fim de semana prolongado, percebi que aqueles pãezinhos de fubá não durariam até a praia já que numa tarde eu sozinha comi 2 de uma só vez! Resolvi, então, assar mais uma fornada, desta vez de um pão australiano muito fácil e cheiroso!

A magia de ver o pão crescer e o aroma que invade a cozinha anteciparam o mood de feriadão para mim!  Que tal começar a semana num astral mais elevado? Tente você também.

Pão de Centeio “australiano”

A magia da fermentação crescendo no forno!

A magia da fermentação crescendo no forno!

Ingredientes:

10gr de fermento biológico instantâneo (1 envelope)

1/4 de xícara da água morna suave ao toque

1/2 colher de sopa de açucar mascavo

1/2 xícara de água morna

1/4 de xícara de melado de cana (pode usar mel)

1 colher de sopa de cacau em pó (se for substituir usar sem açucar)

1/2 colher de chá de sal

1 colher de soap de óleo vegetal

1 xícara de farinha de centeio

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

manteiga para untar

fubá para polvilhar

Modo de Preparo:

Em uma tigela coloque o fermento, a água morna e o açúcar. Mexa até dissolver e deixe levedar por 5 minutos até formar bolhas.

Em outra tigela grande misture o restante da água, o melado ou mel, sal, óleo e a farinha de centeio. Faça uma mistura e acrescente o fermento levedado. Misture bem até obter uma massa homogênea. Aos poucos vá adicionando a farinha de trigo e sovando até incorporar, uns 5 minutos. Não adicione a farinha de uma só vez pois dependendo da marca da farinha, da umidade e da temperatura talvez não seja necessário usar toda a farinha da receita. A massa deverá ficar macia, elástica e flexível. Se estiver pegajosa adicione um pouco mais de farinha.

Unte uma outra tigela com um pouco de manteiga e acrescente e massa. Cubra com filme plástico e deixe descansar até que dobre de tamanho. Eu deixo dentro do forno desligado por uns 30 a 40 minutos. Após este tempo retorne a massa para a bancada e sove novamente até retirar todo o ar da massa. Forme dois filões ou uma bola grande e coloque na assadeira ligeiramente untada com manteiga. Eu gosto do meu redondo, por isso coloco em uma assadeira de bolo para crescer e ficar arredondado. Pincele a superfície com leite ou óleo vegetal e polvilhe fubá. Cubra com um pano limpo de deixe crescer novamente.

Aqueça o forno a 200 graus. Após terem dobrado de volume marque a superfície do pão com uma faca afiada. Pode ser em forma de cruz, ou diagonal, você inventa!

Asse por 10 minutos e reduza a temperatura para 180 graus e asse por mais 30 minutos. Para testar se o pão está assado dê uns soquinhos no fundo. Se fizer um som de oco está no ponto. Se não volte para o forno e asse por mais uns 5 minutos. E assim você vai testando e aprendendo. E cada vez mais querendo aprender mais. Mas vá com calma para não transformar sua cozinha em uma padaria! É mesmo viciante!

Maciez e aroma do pão australiano

Maciez e aroma do pão australiano

DICAS:

  1. Você pode polvilhar com flocos de aveia ao invés do fubá e acrescentar sementes de alcaravia na massa.
  2. Este pão é a combinação perfeita para um delicioso sanduíche. Toste duas fatias de pão, acrescente mostarda e finas fatias de pastrami ou cream cheese e salmão defumado!

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s