Bolo Mármore para retomar a rotina

Eu adoro viajar. Para mim é uma necessidade, pois nasci com rodinhas nos pés e preciso estar sempre em movimento! Gosto de conhecer novas culturas, pessoas interessantes, lugares… Mas voltar para casa também é muito gratificante.

Minha casa é meu lar. Adoro a frase: “Lar é onde seu coração está” (“Home is where your heart is!”) e me faz muito feliz voltar transbordando para minhas coisas, rever meus amigos, minha família e sim, minha cozinha! É incrível como sinto falta de cozinhar enquanto estou viajando. Quando vou a mercados e compro novos ingredientes minha vontade é logo ir para o fogão e testar a alquimia desses produtos.

Quando fui àquela maravilhosa lojinha de especiarias, El Gato Negro, comprei também um extrato de baunilha o qual estava louca para usar. Mas cansada da viagem, teria que desfazer as malas, me preparar para a segundona que estava chegando… Nada me animava muito… ou quase nada. Sentir o aroma de um bolo enchendo toda a casa como uma recepção de boas vindas era tudo o que eu precisava. Ainda mais sendo este bolo tão fácil! 10 minutos para preparar, 30 para assar! Depois de uma ducha já estava eu com uma xícara de chá da Tealosophy – minha nova paixão! – e um pedaço do bolo ainda quente: um grande carinho no conforto da minha casa!

Bolo Mármore de Baunilha e Chocolate 

Bolo Mármore de Baunilha e Chocolate

Bolo Mármore de Baunilha e Chocolate

Ingredientes:

3 ovos orgânicos, grandes

1 xícara de açúcar refinado

170 ml de oléo vegetal suave (canola ou girassol)

170 gr de iogurte natural – DICA: o iogurte deixa o bolo muito fofinho e úmido já que usei óleo e não manteiga

2 colheres de chá de extrato de baunilha – eu usei Nielsen Massei, que é bastante forte. Se for usar uma nacional pode exagerar e usar 1 colher de sopa!

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó químico

3 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 180 graus.

No liquidificador bater os ovos até que forme uma espuma. Acrescente o açúcar e o óleo e bata até obter um creme aveludado e pálido. Junte o iogurte e a baunilha e bata até incorporar. Em uma tigela peneire a farinha com o fermento – DICA: peneirar a farinha faz com que ela fique mais aerada e não fará com que o bolo fique pesado. Junte a mistura líquida à mistura de farinha aos poucos e vá incorporando com uma espátula. Coloque 2/3 da mistura em uma forma para bolo e junte o cacau em pó ao restante da massa misturando bem. Despeje sobre a massa de baunilha. Com um palito para churrasco faça movimentos misturando com cuidado as duas massas para fazer o efeito “mármore”.

Leve para assar por 40 minutos ou até que esteja dourado e bem assado. Faça o teste do palito. Respire fundo e sinta o delicioso aroma da baunilha! Desenforme o bolo frio.

Bolo e chá para retomar a rotina

Bolo e chá para retomar a rotina

DICAS:

  1. Já dividi esta receita em duas partes e fiz um bolo em camadas. Metade da massa de chocolate e a outra metade de baunilha. Na hora de colocar na forma coloque primeiro a de chocolate que estará levemente mais pesada e com cuidado a massa de baunilha por cima e leve para assar. Fica um efeito bem bacana.

Uma resposta em “Bolo Mármore para retomar a rotina

  1. Pingback: Dê-me carinho e eu saberei como retribuir! | Gastronomia & +

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s