Seguindo as tendências gastronômicas das grandes metrópoles, começou ontem, em Buenos Aires, a 3a. edição de Masticar, primeira e única feira de cozinha de toda Argentina a ser realizada integralmente por cozinheiros associados ao Grupo A.C.E.L.G.A (Asociación de Cocineros y Empresarios Ligados a la Gastronomía Argentina).
Com ênfase na alimentação saudável e sob o lema “Comer bem faz bem”, esta edição de Masticar está cheia de novidades, muito parecidas com o que vem acontecendo no cenário da gastronomia do Brasil: Mercados com comidas de grandes chefes de cozinha a preços populares, Food Trucks, degustação de vinhos e cervejas artesanais, aulas “mão na massa”, lotaram um pátio enorme do centro de exposições El Dorrego, num bairro muito trend e movimentado de Buenos Aires.
E adivinha quem esteve por lá???? Vocês não imaginam a emoção quando fui surpreendida com entradas V.I.P. para o evento, a convite do HSBC da Argentina! Cheio de celebridades porteñas, eu me senti el alfajor de maicena num meio tão exclusivo!
E nada melhor que ir com gente local; a cada stand que parávamos eu era apresentada como “una chef de Brasil que escribe un blog buenisimo de comida, viagen y outras cositas!” E tudo isso acompanho de um flash!
Mas um trabalho sério (!) exige muito mais que fotos e bate papo com chefes famosos. Exige degustação: foram horas comendo a asados, empanadas, salames, doce de leite, tomando mate, vinho além outros produtos que representam muito bem a diversidade da comida argentina.
A região da Patagônia foi a que mais me impressionou. Os embutidos e os queijos da região têm um sabor forte a carne de caça, muito marcante mas com frescor dos pastos. Em sua maioria os produtos são orgânicos. O doce de leite, juntamente com os vinhos, segue sendo um grande protagonista da gastronomia do país. Mais uma vez, para o meu paladar,o vencedor foi um produto da Patagônia, região xxxx ganhador de vários prêmios. Denso e untuoso, com leve sabor a baunilha, este doce de leite é menos doce que os mais comerciais. Um ponto a favor da culinária porteña!
O stand Tealosophy, de Inês Berton foi outra maravilhosa surpresa. Grandes amantes de chás, pela cultura da erva mate, Inês soube tirar proveito do mercado e criou blends incríveis e fascinantes como o Cornelia Mood, com grapefruit, toques de rosas e lemongrass.
Muito simpática, aproveitou minha presença para mandar um beijo para dois de seus clientes e amigos no Brasil: Alex Atala e Carla Pernambuco!!!!! Que honra e quanta responsabilidade a minha!
Azeites, cogumelos, vinhos, cervejas engrossam o caldo dos produtos locais. Além de panelas, cerâmicas, facas para churrasco que tornam a feira um atraente mercado para gourmands em geral. E todo produto adquirido na feira tem preços mais em conta e ainda promoções do estilo 2 x 1!
Este ano a feira acontece de 16 a 19 de Outubro. Talvez você não tenha a mesma sorte que eu de participar desta 3a. edição. Mas se gosta de gastronomia e está pensando em visitar Buenos Aires, que tal se programar para a Masticar 2015?? Garanto que não se arrependerá!
Pingback: Bolo Mármore para retomar a rotina | Gastronomia & +