El Gato Negro

gato2Toda viagem para mim é gastronômica. Sempre comemos, ainda que um bocadito entre uma atração turística e outra, e algo típico sempre acaba em nossos estômagos.  Por isso, em todas as viagens ando com um radar culinário ligado ao máximo procurando por restaurantes que não estão nos guias, bares enfiados em vielas ou mesmo uma lojinha de cozinha ou de bricabreques onde eu possa sentir um pouco do local.

Mas desta vez foi diferente. Minha grande amiga e excelente guia da cidade, fazendo de tudo para tornar a minha viagem muito personalizada, foi quem descobriu do outro lado rua uma loja incrível de especiarias, chás, condimentos… Enfim, uma autêntica botica porteña!

gato3El Gato Negro é uma loja maravilhosa que te faz voltar no tempo. Estabelecida em 1928 no mesmo lugar onde se encontra até os dias de hoje, a loja é uma raridade e uma instituição argentina. Com móveis de madeira originais, em suas prateleiras se encontram centenas de latas cheias de especiarias dos mais diversos e exóticos lugares do mundo.

A parte de chás e infusões são outra alegria. Adivinha só se não há um chá de dulce de leche??? E claro que yo lo compre! Chás chineses, indianos, verdes, brancos e todos os demais que se possa imaginar!  gato4gato1

Aí também se pode tomar um café ou um chá com medialunas, churros, alfajores ou qualquer outra delícia que servem nas simpáticas mesinhas espalhadas pela loja.

Com tantos ingredientes ao meu redor não poderia deixar de pensar em que cozinhar com todas aquelas delícias. E nada mais simples e carinhoso que um bolo de especiarias para agradecer e perfumar a casa da minha querida amiga que fez um simples dia da minha viagem um momento inesquecível!

Bolo de Especiarias El Gato Negro bolo de especias
3 ovos

170 ml de iogurte natural desnatado (1 pote)

170 ml de óleo suave (girassol ou canola)

1 xícara de açúcar mascavo

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento químico em pó

1 colher de sopa de canela em pó

1/2 colher de chá de noz moscada

1/2 colher de chá de gengibre em pó

1/2 colher de café de cravo em pó

1/2 colher de café de pimenta da Jamaica em pó

1 xícara de uvas passas negras

 


Aquecer o forno a 180 graus

Bater os ovos no liquidificador até que fiquem  espumosos. Junte o iogurte, óleo, e o açúcar mascavo. Bater bem. Em uma tigela peneirar todos os ingredientes secos e juntar as uvas passar – DICA: sempre que utilizar frutas passe-as pela farinha encapando-as para que não desçam para o fundo da forma. Juntas a mescla líquida aos poucos até incorporar e obter uma mistura homogênea.

Colocar em uma forma para bolo untada com manteiga e farinha e levar para assar por 40 minutos. Faça o teste do palito para verificar se está bem assado. Mientras tanto desfrute o aroma inebriando que ficará em tua cozinha!

Desenformar frio e polvilhar açúcar de confeiteiro. Minha amiga teve a idéia de fazer uma calda com dulce de leche. Mas eu achei que era uma afronta com vocês leitores!

fatia bolo (2)

Uma resposta em “El Gato Negro

  1. Pingback: Bolo Mármore para retomar a rotina | Gastronomia & +

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s