Viciei na Noz Moscada!!

Passei uma semana assando quiches para amigas e acho que de tanto “cheirar” o pozinho da noz moscada “viciei”. De repente me vi colocando esta especiaria em tudo! Fez um friozinho, lá estava eu tomando leite quentinho com canela e noz moscada. Dia de pasta, fiz bechamel só para usar a tal especiaria.  E quanto mais usava mais queria usá-la. Pesquisei e não é que a danada é danada mesmo? “O consumo de uma noz-moscada inteira ou 5 g do seu pó, podem produzir efeitos de intoxicação como: alucinações auditivas e visuais, descontrole motor e despersonalização.” http://www.erowid.org/plants/nutmeg/nutmeg_info3.shtml.

E a ingestão de 10g de noz moscada é o equivalente a um cigarro de maconha! Wow! Será que estou intoxicada?

Fiquei mais interessada e fui pesquisar sobre a Myristica fragans a árvore de onde vem esta bendito fruto.  Sua arvore é a moscadeira, da família das Myristica fragans. Ela cresce até atingir aproximadamente 18 metros de altura e só produz frutos após 15 anos de seu plantio! Mas, também, depois que começa a produzi-los são de 30 a 40 anos produzindo em média 1.500 a 2.000 por ano! “Choosing and Using Spices – A definitive guide to spices and aromatic ingredients and how to use them – with 100 exciting recipes” Sallie Morris and Lesley Macley – Select Editions – 1999.  Paro por aqui na materia de Botânica para nao falar besteiras. Mas descobri ainda que sua madeira é muito utilizada na fabricaçâo de móveis – talvez venha daí meu vício. Vou pesquisar se meus móveis sao feitos de Myristica fragans!

Também sempre tive curiosidade de como se extrae o macis da noz. Macis é a membrana que cobre a noz propriamente dita e descobri nas minhas pesquisas que é a casca da semente! E para extraí-lo é preciso deixar secar o fruto por vérios meses. Após este período esta “rendinha” se desprende da noz e é prensado para se transformar em condimento.

Quanto trabalho… Vou usá-la com mais caute-la a partir de agora que sei de tudo isso!

Ah… Por fim descobri que não estava intoxicada, mas sim apaixonada pelo sabor embriagante desta especiaria!

E como o friozinho está por toda parte a receita de Eggnog vem bem a calhar!

Egg Nog

Ingredientes:
3 gemas de ovo
1/4 xícara de açúcar
2 xícaras de leite
pitada de sal
1/2 xícara de creme de leite
2 colheres (sopa) de rum
pitada de noz-moscada

Modo de Preparo:

Misture as gemas com o açúcar em uma tigela que possa ir ao banho-maria, acrescente a pitada de sal e o leite morno. Leve ao banho- maria e misturando sem parar cozinhe as gemas para que o creme engrosse levemente, deve cobria as costas de uma colher de pau. Retire do banho-maria e acrescente o rum, misture e leve à geladeira para esfriar completamente. Bata o creme de leite em ponto de chantilly leve, acrescente à mistura de leite e misture delicadamente, coloque em taças e salpique com noz moscada.

Uma resposta em “Viciei na Noz Moscada!!

  1. Pingback: Gnocchi alla Romana | Gastronomia & +

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s