Uma pausa para o cafezinho…

Que eu sou louca por café muita gente já sabe. Tomo várias xícaras de expresso por dia, de diferentes blends, cafezinho coado, docinhos de café, comidinhas com café. E o melhor de tudo é que eu sou mais poderosa que a cafeína. Nunca deixei de dormir depois de tomar uma xícara de café expresso.

Até estou namorando uma Nespresso City prá colocar na mesinha de cabeceira assim não preciso ir até a cozinha para o primeiro café matinal!

Mas descobri que esta idéia já está ultrapassada já que há no mercado umas maquininhas portáteis! Só preciso de uma bolsa maior! Vejam essas belezinhas!

E aqui vai uma receita da clássica “pots de creme” utilizando café. Eu sirvo em xícaras de café para dar uma sensação de estar tomando um expresso!

 

Pots de Creme

– 20 ml de café expresso curto e forte

– 450 ml de leite

– 6 colheres de sopa de açúcar

– 225gr de chocolate meio amargo 70% cacau em pedaços

– 2 colheres de chá de baunilha

– 2 colheres de sopa de licor de café

– 7 gemas

– Creme batido para decorar.

Pré aqueça o forno a 160 graus. Coloque 10 xícaras de café, de aproximadamente 100 ml, em uma forma para ir ao forno (esteja seguro de que suas xícaras agüentam a temperatura de 160 graus).

Coloque o café, o leite e o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio mexendo sempre. Deixe levantar fervura, mexendo até que o açúcar se dissolva. Retire do fogo e acrescente o chocolate. Mexa até ficar cremoso. Adicione a baunilha e o licor.

Em uma tigela grande bata as gemas. Adicione um pouco do creme de chocolate as gemas para temperar e não cozinhá-las de uma vez.  Junte essa mistura ao creme de chocolate batendo bem até toda a mistura estar homogênea. Passe por um coador e distribua nas xícaras de café. Leve ao forno durante 30 minutos ou até que o creme esteja sólido (teste do palito!).

Retire as xícaras da forma e deixe esfriar. Cubra com plástico aderente e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora. Decore com o creme batido e sirva.

Uma resposta em “Uma pausa para o cafezinho…

  1. Pingback: Como tirar o melhor proveito do seu café! | Gastronomia & +

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s