Somos como nossos pais! [Massa de Pizza]

Impressionante como esta frase é uma grande verdade. Impossível negar os genes.

Ontem resolvi fazer pizza. Fiz uma receita na qual a massa fica bem elástica e nem é preciso o rolo para abri-la. Com as próprias mãos é possível esticá-la na assadeira e pronto. Um disco de pizza!

Mas de repente me vi abrindo a massa de pizza exatamente como minha mãe costumava fazer. Girei várias vezes o disco de massa, cortei com ajuda de uma tampa e lá estava eu confirmando os genes dos Garcia Lopes no meu DNA! Eu sempre fui muito diferente dos meus irmãos tanto fisicamente como no meu caráter. Quase ninguém me reconhecia naquela família. Mas ontem pude perceber que não se pode fugir da genética e que tampouco sou filha de chocadeira. Um tiquinho dela estava aflorada enquanto eu preparava as deliciosas pizzas que tanto adorei na minha infância!

Eu aprendi a cozinhar com a minha mãe. Com as técnicas de dona de casa pouco a pouco ela me passou os seus segredos, seus cadernos de receitas (este também é um outro tema delicioso!) e me deixou alçar meus próprios vôos na cozinha da nossa casa do Parque Continental. Todos domingos era eu quem pilotava o fogão enquanto a D. Edna lavava a roupa da semana. E assim tomei gosto pela coisa! Fui estudar, me aprimorei nas técnicas e tive a sorte de poder fazer do meu “hobbie” minha profissão. Mas também me lembro de querer inverter os papéis e tentar ensinar a minha mãe as técnicas francesas, as desconstruções, a nouvelle cuisine, tudo o que eu havia aprendido na escola. Me lembro que tivemos uma briga feia por causa de uma canja de galinha!!! Que imaturidade a minha. Parece até que eu não conheço a famosa frase: Em time que está ganhando não se mexe!

Quando contei isso para o meu marido ele quase surtou!!! Sim, acho que ficarei exatamente como a sua sogra… Melhor mesmo comer essa pizza!

Massa de pizza (adaptação da receita de Jamie Oliver) 6 a 8 discos de pizza médias

Ingredientes:

800 gr de farinha de trigo

200 gr de semolina

1 colher de sopa de sal

14 gr de fermento biológico seco

1 colher de sopa de açucar

50 ml de azeite de oliva

600 ml água morna

Modo de Preparo:

Eu fiz esta receita no Thermomix, mas vou colocar aqui o modo de fazer “manual”.

Coloque as farinhas e o sal numa mesa de trabalho ou numa tigela grande. Faça um buraco no meio, como um vulcão. Num outro recipiente coloque a água morna, o azeite, o açucar e o fermento. Deixe agir por uns 3 minutos e então coloque no centro do seu “vulcão”. Com um garfo vá encorporando a farinha de fora para dentro até obter uma mistura parecida com mingau. Continue misturando até incorporar toda a farinha. Quando a mistura já estiver dificil de mesclar com o garfo é hora de sovar! Enfarinhe suas mãos e comece a trabalhar a massa. Faça uma bola. Empurre a massa com sua mão direita e puxe com a mão esquerda. Gire a massa, faça uma bola, empurre, puxe e repita esta operação por 10 minutos. Não reclame! Aí estão dois benefícios: você descarrega todo seu estresse do dia e dá próxima vez que der um “tchauzinho” você verá que seu braço estará mais firme!

A massa está no ponto quando você sentir que está suave e elástica. Cubra com plástico filme e deixe descansar por 15 minutos. Aí você poderá abrir sua massa. Divida a massa, faça bolinhas e comece a abri-la com as mãos. Estará tão suave e elástica que você não terá nenhum trabalho. Mas se preferir a massa finíssima use o rolo!

O molho da pizza é um outro capítulo a parte. Eu gosto de muito molho pedaçudo. Eu bato alguns tomates frescos e bem maduros, sem pele e sem semente, com cebola, alho, salsinha e manjericao no processador. Depois junto mais alguns tomates e só uso o botão pulsar para que fiquem os pedaços de tomate.

Para os recheios seja criativo, mas lembre-se de que menos é mais! Deixe o estrogonofe para comer no almoço com arroz e bata frita!!!

Eu fiz 3 pizzas:4 quejos (muzzarela, queijo de cabra semi curado, gorgonzola e parmesão), muzzarela fresca e tomates frescos e depois de assada rucula e cebola frita e muzzarela e peperoni.

Eu asso as minhas pizzas em forno pré aquecido a 250 graus no “chão” do forno. Precisamos de muito calor para assá-las e ali é o lugar indicado num forno doméstico, se você não tiver um forno a lenha, ou uma pedra de granito. 7 a 10 minutos são suficientes. E esta massa é tão maravilhosa que não precisa pré assar!

A receita original está aqui.

2 respostas em “Somos como nossos pais! [Massa de Pizza]

  1. Pingback: Dia Nacional da Pizza [Dicas de Harmonização com Vinhos] | Gastronomia & +

  2. Pingback: Receita de Amor! | Gastronomia & +

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s