Mad Men = Happy Woman [Torta de Maçã Alsaciana]

Novamente estou viciada! E desta vez não é por comida, mas sim por um seriado de TV! Nada de cozinha! Faz muito tempo que não me empolgava tanto com um seriado. De ficar grudada na TV e assistir a 3, 4 episódios de uma só vez…

Pois é. MAD MEN me segura no sofá mais que a Nigella! Adoro a trama e o roteiro é muito bom. A cada episódio um novo segredo. Ui… E de tão viciada nos episódios fui ver os extras, coisa que nunca me empolga muito. Mas este foi especial! No segundo ano da série um dos extras é sobre Lutéce, o grandioso restaurante novaiorquino que operou por mais de 40 anos nas mãos do chef  André Solter.

Durante o segundo ano da série restaurante aparece em vários capítulos sonde os personagens comemoram, bebem, se divertem e aprontam pocas e boas. Mas o clímax deste extra, que além de falar sobre os bons tempos do Lutece e de como seu grande chef recebeu todos seus prêmios e méritos, é quando André Solter prepara sua famosa Tarte aux Pommes a l’Alsacienne. Esta torta de maçã é um manjar dos Deuses. Não tem nada (exceto as maçãs!!)  das apple pies que conhecemos com canela e outras especiarias e que não deixam de ser maravilhosas, também. Veja uma aqui.

Mas esta é deliciosamente cremosa, com pouco açucar, bem francesa! Oh là là!

Confesso que depois de ver este capítulo de Mad Men me tornei uma mulher muito mais feliz!

Em tempo: MAD MEN nada tem de triste. MAD é a abreviatura de Madison, Madison Avenue onde começaram os grandes executivos de advertisements de NYC na década de 60! Não conto nada mais. Alugue a série e se vicie como eu!

Tarte aux Pommes a l’Alsacienne – Lutece, Nova Iorque

Imaginem uma pessoa feliz: EU!!

Imaginem uma pessoa feliz: EU!!

Ingredientes:

200 gr de ferinha de trigo

100 gr de manteiga gelada cortada em cubos

10 gr de açucar (eu prefiro usar o açucar de confeiteiro que mistura bem na massa)

5 gr de sal

1 ovo

farinha de amêndoas, o quanto baste

4 maçãs Golden delicious

80 gr de açucar

1 ovo grande ou 2 pequenos

3 ml de essencia de baunilha

120 ml de creme de leite fresco

Modo de Preparo:

Comece pela massa. Esta massa é uma massa base para várias tortas, doces ou salgadas (neste caso omitindo o açucar) e vamos encontrá-la com algumas variações, mas é a tal daPâte Brisée. Vocês podem notar que é muito similar a que fez base para nossa quiche. O que eu mais gosto desta receita é que a fórmula é inesquecível; 200 – 100 – 50, ou seja farinha, manteiga, ovo!

Mescle todos os ingredientes em uma tigela para formar uma massa homogênea. A princípio parecerá com areia de praia, mas conforme se trabalha esta massa a manteiga comeca a derreter e os ingredientes se integram. Por isso, atenção, não trabalhe demais a massa. Também pode ser feita no processador de alimentos. Enrole en plástico film e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Muita maçã, muito carinho... E reparem na farinha de castanha lá por baixo para não enxarcar a massa...

Muita maçã, muito carinho… E reparem na farinha de amêndoas lá por baixo para não encharcar a massa…

Pré aqueça o forno a 180 graus. Descasque e retire o caroço das maçãs. Corte-as em fatias de 0,5cm.

Abra a massa que já descansou em uma espessura de aproximadamente 3mm e forre uma forma de fundo removível. Retorne a geladeira por 30 minutos (ou uns 10 no freezer). Polvilhe a massa com farinha de amêndoas. Este processo é para não encharcar a massa com o sumo que desprender das maçãs ao assar. Coloque as fatias de maçãs formando um círculo concêntrico. Asse por 15 a 20 minutos, até que as maçãs estejam suaves.

Prepare a cobertura. Em uma tigela bata os ovos e o açucar até formar um creme liso, homogêneo e amarelo pálido. Junte a baunilha e o creme de leite. Misture bem. Despeje este flan sobre as maçãs e volte ao forno por mais 30 minutos ou até que o creme esteja firme e dourado.  Deixe esfriar no forno com a porta entre aberta.

DICAS:

  1. Esta torta dispensa qualquer acompanhamento pois esta cobertura é simplesmente o toque final!
  2. Confesso que a torta estava muito melhor no dia seguinte. Não que eu tenha esperado para comê-la. Mas é que eu assei 2!!!!! Então, se conseguir faça de véspera.

5 respostas em “Mad Men = Happy Woman [Torta de Maçã Alsaciana]

  1. Pingback: Torta de Nozes Pecan para o Natal | Gastronomia & +

  2. Pingback: Feliz Dia de Reis | Gastronomia & +

  3. Pingback: Torta de Cerejas | Gastronomia & +

  4. Pingback: Tarte Tatin e um vídeo muito lindo! | Gastronomia & +

  5. Pingback: Um prato Edwardiano para nosso clima tropical! | Gastronomia & +

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s