Kedgeree

Eu ADORO peixe defumado. Seja salmão, haddock, truta… Aqui tem uma truta defumada que é simplesmente deliciosa! O único problema de comprar esta truta é que ela vem numa embalagem muito grande e o peixe acaba “nadando” de um lado pro outro na minha geladeira e, convenhamos, precisa ser muito sueco prá comer peixe defumado em todas as refeições!!!

Eu fiz uma salada um dia (com pepinos, abacate, cebola roxa), um sanduíche no outro, mas ainda tinha muita truta pra ser comida. Foi então que me lembrei de um prato delicioso que é muito comum em Londres, KEDGEREE [qué-dgi-ri]. Eu sei que este nome não tem nada de inglês, mas tem uma explicação para isto! É uma adaptação de um prato da Índia. Diz-se que foi trazido para a Inglaterra nos tempos Vitorianos e era comido no café da manhã, já que se reaproveitavam as sobras do dia anterior. Se isto é verdade ou não, não sei e nem me aprofundei muito na história. O que sei é que quem come uma vez, quer sempre repetir!

A receita que fiz hoje foi com a truta defumada. Mas a receita tradicional leva haddock defumado. No entanto, se os ingleses adaptaram este prato dos indianos acho que eles deixaram aberta, aí, uma lacuna para nossa intervenção, também!!

Outro dado curioso é que eu NUNCA comi Kedgeree enquanto morei em Londres. Sempre via nos menus, mas nunca me apeteceu. Foi somente depois de ver um episódio do programa da Nigella onde ela cozinhou o prato que eu fui experimenter. Thanks Nigella!!!

Kedgeree (serve 4 como prato principal)

1 cebola pequena picada

55 gr de manteiga (se tem dúvida na quantidade, clique aqui)

300 gr de arroz Basmati (arroz branco também serve)

1 colher de sopa de pó de curry madras

1 pitada de noz moscada

200 ml de leite

110 ml de creme de leite fresco

250 ml de água

300 gr de peixe defumado (preferencialmente haddock, mas truta e salmão também ficam deliciosos)

Sal e pimenta, o quanto baste

Salsinha picada, o quanto baste

12 ovos de codorna cozidos (eu gosto da gema suave. 3 minutos é o suficiente)

 

Numa panela suficientemente grande para cozinhar o arroz, coloque a manteiga e, a fogo lento, cozinhe a cebola até ficar suave, mas sem dourar. Adicioine o arroz e continue cozinhando até que esteja translúcido. Acrescete o pó de curry e a noz moscada. Integre as especiarias e acrescente o leite, o creme e a água.

Quando começar a ferver, acrescente o peixe em lascas e continue cozinhando a fogo meedio até que o arroz esteja cozido. Talvez você precise acrescentar um pouco mais de água.

Assim que o arroz estiver cozido, experimente o tempero. Lembre-se que o peixe já é salgado. Se necessitar tempere com sal e pimenta.

Coloque os ovos de codorna e salpique com a salsinha. Eu ainda joguei um pouquinho de azeite de oliva. Ficou bommmmmm! 

 

P.S. Não acredite no ditado que diz: “Não coma aquilo que você não consegue pronunciar o nome”. Pratique muito [quédiri, quédiri, quédiri]  e não deixe de provar esta delícia!!!

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s