Hoje é dia de comer tamales!

Hoje é dia de comer tamales! Para quem não sabe, tamales são umas “pamonhas” muito típicas por toda a América Central e parte norte da América do Sul. Os tamales, na sua maioria são salgados e recheados. Se você torceu o nariz, como eu costumava fazer, não sabe o que está perdendo. São deliciosos e aqui no México os carrinhos de tamales estão por todos os lados! Costumam-se rechear os tamales com carne de porco desfiada e salsa de chile verde, com frango e mole (o meu preferido!), queijo com tiras de chile e outros recheios. E por que hoje é dia de tamales??

Hoje se comemora o Dia da Candelária, que é  um seguimento das festividades do Dia de Reis Magos, 06 de janeiro. Aqui as famílias se juntam e presenteam as crianças (como nós fazemos no Natal) e sempre se reparte uma Rosca de Reyes. Dentro da Rosca está escondido um bonequinho que representa o Menino Jesus e quem come o pedaço com o bonequinho deve preparar os tamales para toda a família no dia 02 de Fevereiro. Neste dia a festa começa com uma grande missa e o “batizado” do Menino Jesus. E o “padrinho” recebe toda a família para o grande banquete. A origem da festa, que eu também não conhecia, você pode checar aqui.

Confesso que eu nunca preparei tamales, pois aqui se encontra dos mais deliciosos possíveis. E também é muito trabalhoso. Mas esta receita é garantida. A Dona Rosa é responsável por preparar tamales há mais de trinta anos e gentilmente me cedeu a receita e uns deliciosos tamales, claro!

Uma pena eu não conseguir uma foto da D. Rosa… Só de sua vaporeira! Ela não se deixa fotografar. Vem de um pueblo que acredita que a câmara fotográfica rouba o espírito das pessoas! Que fofa!!!

Tamales (Serve 10 porções)

100 gr de gordura de porco

300 gr de farinha de milho branca (aqui se usa a farinha de nixtamal que é própria paratortillas e tamales. D. Rosa me disse que não usar esta farinha não dá certo. Xiiii!)

10 gr de fermento em pó

10 gr de sal

550 ml de caldo de frango

folhas de milho lavadas e escaldadas (pode-se também usar folhas de bananeira)

Na batedeira bater a gordura de porco a velocidade média até formar uma pasta esponjosa, suave e brilhante.

Misturar a farinha de milho com o fermento e o sal. Trocar o batedor para o gancho de pão, pois voce formar uma massa pesada. Juntar a farinha a gordura e bater por 5 minutos. Bater mais 5 minutos, porém desta vez agregando, pouco a pouco o caldo. Quando todo o caldo já tiver sido incorporado bata em velocidade média por mais 5 minutos até formar uma massa esponjosa, suave, mas firme.

Colocar uma vaporera com água no fogo. Em uma folha de milho colocar uma porção de massa, o recheio que te agrade e por cima mais massa. Feche com outra folha de milho e amarre com barbante de cozinha. Coloque na vaporeira e cozinhe ao vapor por 1 hora. Desenrole ainda quente e sirva com salsa picante! Ui! 

 

 

 

 

Uma resposta em “Hoje é dia de comer tamales!

  1. Pingback: Feliz Dia de Reis | Gastronomia & +

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s