Dia de Ação de Graças

O dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving não é uma tradição brasileira, mas eu cresci celebrando esta data sem entendê-la muito bem.

Quem era a abelhinha mais linda? ;)

Quem era a abelhinha mais linda? 😉

Para todos os alunos da Fundação Bradesco, e eu era uma delas,  o mês de Novembro era o mês de ensair todas as tardes no “campão”, para, finalmente passar uma manhã inteira, ensolarada e quente dançando ao som de Roberto Carlos ao vivo televisionado para todo o Brasil. Eu fui abelhinha, baiana, painel humano… E era só isso que eu me lembrava do Dia de Ação de Graças… Depois fui morar nos Estados Unidos e entendi um pouco mais sobre esta festa e o quão importante é esta data para os americanos.

Na verdade, o Sr. Amador Aguiar também estava celebrando sua “colheita” quando resolveu instituir esta festa dentro da Fundação Bradesco! E não importava a data. O importante era dar graças! E acho que todos nós deveríamos fazer isto também.

Me lembro que em casa criamos uma tradição. Na sexta feira seguinte a festa da Fundação Bradesco nos reuniamos celebrar com os amigos e montar a árvore de Natal. Minha mãe cozinhava um montão de coisas boas e pedia a cada amigo que levasse um enfeite para nossa árvore. Alguns anos depois os enfeites já estavam pendurados na parede pois não havia espaço na árvore que crescia a cada ano! Infelizmente essa tradição desapareceu de nossa casa. Acho que foi depois que saímos da escola e cada um seguiu o seu rumo…

Para celebrar por aqui, pensei em cozinhar os quitutes que minha mãe fazia nas nossas festas. Mas uma onda de nostalgia e saudade me impediu… Então resolvi aderir as tradições americanas e cozinhar meu peru! Um peito de peru para 4 pessoas já que hoje não tenho a casa cheia de amigos. Mas este sentimento me estimulou a retomar a tradição esquecida lá na casa do Parque Continental!

Peito de Peru de Ação de Graças

Refeição para dar Graças!

Refeição para dar Graças!

Ingredientes:

Recheio

1 colher de sopa de manteiga sem sal

1 cebola pequena picada finamente

1/3 de xícara de tâmaras picadas

1/4 de xícara de damascos secos picados

3 colheres de sopa de avelãs picadas

2 colheres de sopa de salsinha picada

2 colheres de sopa de sálvia picada

3 colheres de pão de forma moído (não use farinha de rosca pois seu recheio ficará muito seco)

sal e pimenta do reino a gosto

Peito de Peru

1 peito de peru desossado e se possível com a pele de aproximadamente 1 kg

sal e pimenta do reino a gosto

2 fatias de bacon

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 e 1/2 xícaras de vinho Marsala

Modo de Preparo:

Comece preparando o recheio. En uma panela derreta a manteiga a fogo baixo. Adicione a cebola e refogue até que esteja translucida mas não dourada, mais ou menos 4 minutos. Deixe esfriar. Coloque as frutas, as avelãs, as ervas e a cebola em um processador de alimentos e triture até formar uma pasta. Transfira para um bowl, acrescente o pão moído e tempere com sal e pimenta.
Aqueça o forno a 180 graus e prepare o peito de peru. Faça um corte la lateral do peito de peru para abrir uma cavidade, mas não corte até o final para não separá-lo em duas fatias. Tempere com sal e pimenta e coloque o recheio deixando um espaço nas bordas para poder fechá-lo e o recheio não sair.
Coloque o bacon sobre o peito de peru. Isto ajudará a deixá-lo mais úmido. Amarre-o com barbante de cozinha para dar forma e assegurar que o recheio não escape!
Tempere com sal e pimenta e aqueça o azeite em uma frigideira. Doure o peito de peru em ambos os lados e transfir-o para uma assadeira e coloque-o para assar por 20 minutos. Retire do forno, vire o peito de peru e asse por mais 20 minutos ou até que um termômetro marque a temperatura interna de 75 graus.
Retire do forno, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 10 minutos. Nesse meio tempo você prepara o glaceado.
Coloque a assadeira na qual foi assado o peru no fogo baixo e junte o vinho Marsala. Vá raspando todo o  fundo da assadeira com uma espátula ou colher de pau para aproveitar todo o sabor do seu assado. É aí que está todo o “sazón”!
Deixe reduzir para aproximadamente 5 a 6 minutos ou até que obtenha 1/4 de xícara de glaceado. Coe e reserve..
Para servir corte o barbante. Eu retirei as fatias de bacon, mas se você quiser pode deixá-las. Estarão muito saborosas! E pincele o glaceado por todo o peito de peru.
Corte em fatias de aproximadamente 2 dedos de espessura e sirva com legumes. Mas antes de comer não se esqueça de dar graças!

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s