Chukran, h’abibe! [Kibbeh Assado com Cebolas Crocantes e Pinole]

NÃO! Este post não tem nada que ver com a novela o Clone. Ele trata da boa comida libanesa e para ser autêntica, também, usei meus poucos, ou quase nulos, conhecimentos da lingua árabe!

A melhor comida líbanesa que comi na minha vida não foi em nenhum restaurante. Foi na casa da Dona Loriz Chammas, a mãe da Amira que muitos dos que estão lendo este post, agora, devem se lembrar.

Era uma delícia quando a Amira convidava todo mundo do escritório para comer Shish Barak, avisando que sua mãe havia passado toda a manhã preparando um a um dos capeleti (NUNCA diga capeleti para um libanês – porém eu nem sei como chamar esses dumplings!) que comeríamos naquele dia. E claro que não era só isso que a D. Loriz preparava. A mesa era farta e deliciosa. As esfihas eram um manjar do Deuses. Ah… Como passava bem esta minha amiga!

Estas memórias já têm uns bons 13 anos e desde então sigo buscando o sabor da pimenta síria por ai…

Quando morei em Londres meu marido me presenteou com um lindo livro de comida árabe (ele sempre me faz isto!) “Arabesque – A taste of Morocco, Turkey & Lebanon”, Claudia Roden. Neste livro estão todas as receitas que D. Loris cozinhava e mais um montão de pratos marroquinos e turcos. Confesso que o Shish Barak só tentei uma vez e por falta de ingredientes legítimos não tive muito sucesso!

Mas o prato mesmo que adoro cozinhar e já tenho a receita na cabeça, e o sabor na boca, é o quibe assado. Este quibe é delicioso, é autêntico. Me perdoem vocês que adoram o quibe da padaria. Eu também adorava até que comi este. Até que descobri que a receita que vem escrita atrás do pacote do trigo da Yoki é uma enganação! Hoje, prá mim, quibe é feito de carne – de cordeiro! – e o trigo é um mero coadjuvante na receita!

Oukla chahiya!!

Kibe assado com cebolas e pinoles (Serve 6)

Kibbeh Saniyeh

125 gr de trigo para kibe

1 cebola média, cortada em 4

500 gr de carne de cordeiro, da parte da perna, moída

1 colher de chá de sal

1 coher de chá de pimenta síria

pimenta do reino, o quanto baste

2 colheres de sopa de azeite de oliva

500 gr de cebola fatiadas finamente

3 colheres de sopa de azeite de oliva

50 gr de pinoles

1/2 colher de chá de canela moída

1 pitada de pimenta síria

sal e pimenta, o quanto baste

1/2 colher de sopa de melaço de romã ou sumac (opcional)

Aqueça o forno a 190 graus.

Enxague o trigo com uma peneira bem fina. Eu forro a peneira com uma gaze de cozinha pois minha peneira não é tão fina assim! Não necessita deixar de molho. Escorra e seque bem, espremendo a gaze. Reserve.

Em um processador de alimentos pique a cebola até formar um puré. Acrescente a carne, o sal, pimentas, e misture. Acrescente o trigo. A receita original pede para processar até formar uma pasta. As vezes faço assim, outras apenas misturo e deixo uns pedaços de carne. Você decide!

Com suas mãos aperte essa mistura em uma assadeira de aproximadamente 11 cm de diâmetro já untada com azeite . Unte a superfície do kibe com as 2 colheres de azeite de oliva. Passe uma faca nas laterais da assadeira para “soltar” o kibe antes de levá-lo para assar. Asse por aproximadamente 30 minutos ou até que o kibe esteja dourado.

Enquanto o kibe assa, prepare a cobertura. Frite as cebolas no azeite de oliva deixando-as dourar e ficar com uma aparência crocante, mas sem queimar. Acrescente os pinoles e mexa até que fiquem dourados. Adicione o sal, as pimentas, e a canela. Misture. Se optar por usar, adicione o melaço de romã ou o sumac.

Cubra o kibe já assado com essa cobertura e sirva com coalhada seca. Eu exagero!

2 respostas em “Chukran, h’abibe! [Kibbeh Assado com Cebolas Crocantes e Pinole]

  1. Pingback: Quando o corpo pede, a gente obedece! [Quibe de abóbora recheado com ricota] | Gastronomia & +

  2. Pingback: Uma festa em Jerusalém na minha cozinha | Gastronomia & +

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s