Cheesecake New York – MY – Style

Eu simplesmente AMO cheesecake. Tenho loucura por esta sobremesa, mas para falar a verdade como muito pouco. Nunca acerto… Na maioria das vezes quando peço cheesecake em um restaurante me apresentam aquela massa branca gelatinosa – urgh! – e não aquele delicioso e cremoso bolo de queijo com gosto azedinho e açucarado! Claro que já comi bons cheesecakes, mas esta situação ainda é a minoria no meu roteiro gastronômico, por isso prefiro não arriscar.

Então, você deve estar pensando que eu faço muito chessecake para matar minha vontade, certo? Errado. Meu marido não é muto fã do doce e eu acabo me privando desse manjar em nome da família e do não ao desperdício.

Mas ontem eu me realizei! E vocês vão rir do que eu vou contar! Me realizei porque fiz um cheesecake lindo e delicioso, mas não comi nem um pedacinho dele! É… paixão pela cozinha é assim mesmo! Fiquei  babando, com água na boca, mas muito satisfeita!

Esta receita é uma pequena adaptação da receita original da Clare, com quem trabalhei em Londres. E de bônus vou postar aqui também uma outra receita de cheesecake  mais leve, mas igualmente delicioso! E por falar em bônus, você já viu nossa promocão?? Entre para concorrer e boa sorte!

Cheesecake New York MY Style (Serve 16 fatias – forma de aro de 23 cm)

Ingredientes:

200gr de biscoito Graham ou Maria, se você não encontrar

50 gr de açucar

115 gr de manteiga sem sal derretida, mais o quanto baste para untar uma forma

1 kg de cream cheese (não use o light nesta receita! se você quer algo mais light vá para a receita abaixo!) a temperatura ambiente

200gr de açucar

35 gr de farinha de trigo peneirada 2 vezes

5 ovos grandes a temperatura ambiente

80 ml de creme de leite fresco

1 colher de sopa de raspas de casca de limão siciliano ralada

1 colher de chá de essência baunilha (não uso as sementes de baunilha pois gosto do cheesecake branquinho!)

Modo de Preparo:

Aqueça o forno a 175 graus e posicione a grelha no centro do forno. Unte bem, com manteiga, uma forma de aro removível de 23 cm. Eu costumo colocar a forma em uma assadeira pois se vazar um pouquinho o recheio não cairá no seu forno e começará a queimar.

Para preparar a base mescle os biscoitos triturados, o açucar e a manteiga derretida. Eu não trituro muito os biscoitos pois adoro a massa bem croante. (DICA: para triturá-los use o botão pulsar de um processador de alimentos ou coloque-os em uma sacola plástica, zip loc, feche bem e bata com o rolo de abrir massa) Pressione esta massa no fundo da forma já untada. Cubra com plástico e refrigere enquanto prepara o recheio.

Na tigela da batedeira coloque o cream cheese, açucar e a farinha peneirada. Bata em velocidade baixa até que todos os ingredinetes estejam incorporados (aproximadamente 2 minutos). Não bata demais neste estágio, pois muito ar na massa fará com o que a superfície do seu cheesecake rache ao assar. Adicione os ovos, um a um, e continue batendo até obter uma massa homogênea. Com a batedeira parada, raspe as laterais de sua tigela e adicione o creme de leite fresco, as raspas de casca de limão siciliano e o extrato de baunilha e bata uma vez mais, sempre em velocidade baixa a média somente para incorporar. De novo, não bata demais!

Retire a crosta da geladeira e despeje o recheio sobre ela. Coloque para assar e deixe por 15 minutos. Reduza a temperatura para 120 graus e continue assando por 1 1/2 hora ou até que esteja firme e apenas o centro ainda esteja com consistência pouco firme, gelatinosa. Retire do forno e cuidadosamente passe uma faca fina ou espátula nas bordas da forma para ajudar a desgrudar. Isso também ajudará com que seu cheesecake não rache. Deixe esfriar e cubra com plástico. Leve a geladeira e refrigere por, no mínimo, 4 horas.

Eu não fiz a cobertura de sour cream tradicional, pois acho que fica muito pesado. Prefiro geléia de frutas e frutas frescas, como na foto. Por isso MY STYLE!!

RECEITA BÔNUS!! – Cheesecake de Iogurte e Mel (Serve 16 fatias)

Ingredientes:

500 ml de iogurte 2% gordura

500 ml de ricotta light

200gr de biscoito Graham ou Maria, se você não encontrar

1 colher de chá de casca de limão siciliano ralada

1/4 de colher de chá de sal

115 gr de manteiga sem sal derretida, mais o quanto baste para untar uma forma

60 ml de mel

2 ovos

1 colher de chá de casca de limão siciliano ralada

1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Comece esta receita um dia antes. Prepare o “queijo de iogurte” misturando o iogurte e a ricota. Coloque uma gaze grossa ou um filtro de papel para coar café num coador. Coloque a mistura sobre a gaze e deixe o coador sobre uma tigela, cubra com plástico e refrigere por 24 horas. O soro que se formará pode ser discartado ou guardado para outras receitas!

Aqueça o forno a 160 graus e posicione a grelha no centro do forno. Unte bem, com manteiga, uma forma de aro removível de 23 cm. Eu costumo colocar a forma em uma assadeira pois se vazar um pouquinho o recheio não cairá no seu forno e começará a queimar.

Para preparar a base mescle os biscoitos triturados, o açucar e a manteiga derretida. Eu não trituro muito os biscoitos pois adoro a massa bem croante. (DICA: para triturá-los use o botão pulsar de um processador de alimentos ou coloque-os em uma sacola plástica, zip loc, feche bem e bata com o rolo) Pressione esta massa no fundo da forma já untada. Cubra com plástico e refrigere enquanto prepara o recheio.

Na tigela da batedeira coloque o  ”queijo de iogurte” com o mel, os ovos, a casca de limão ralada e a baunilha. Bata em velocidade baixa até incorporar. Retire a crosta da geladeira e despeje o recheio sobre ela. Asse por 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grelha. Refrigere por, no mínimo, 4 horas antes de desenformar e servir.

Para esta receita uma cobertura de mangos frescos, bem picadinhos, fica divina!

Uma resposta em “Cheesecake New York – MY – Style

  1. Pingback: Páscoa III – Confit de Bacalhau | Gastronomia & +

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s