Cada dieta no seu momento!

Desculpas, desculpas, desculpas. Sei que fui muito displicente… Que vergonha de escrever este post. Primeiro por ter ficado tanto tempo de férias e deixar o blog a deriva. Graças a Letícia que segurou a âncora o barco não afundou… Depois nem passei aqui para desejar Feliz 2011! E agora por postar uma receita tão engordativa nesta fase light do blog (reparei que eu só posto receitas super calóricas!). As próximas palavras e cenas engordam só de olhar. Então, te aconselho a desligar o computador agora se está de dieta, pois será muito irresistível depois!!!

Quarta-feira foi aniversário do maridão. E qual melhor presente para ele que eu preparar seu jantar! E ele foi logo taxativo: quero Beef Wellington!

A pimeira vez que comi algo parecido com este prato foi na casa da sogra (será que vem daí o pedido!). Era filé mignon na massa folhada. E assim passei alguns anos na ignorância gastronômica do que era um Beef Wellington de verdade. Até que quando fui morar em Londres descobri a riqueza deste prato, que combina um filé assado ao ponto 3/4, cogumelos e foie gras com uma deliciosa massa folhada super amanteigada! Afff! Eu avisei que era para desligar o computador!

Aprendi e cozinhei este prato até a exaustão, mas nunca cheguei a perfeição. Esta é a parte boa, pois sempre estou tentando novamente e tendo a oportunidade de experimentar over and over!

A receita que faço está no livro “Appetizers, Finger Food, Buffets & Parties” – Bridget Jones, mas também adoro a versão do Gordon Ramsay – amém! – que tem umas finíssimas fatias de presunto de parma antre a massa e o filé! Sútil!

Beef Wellington – Serve 6 pessoas

1 peça de 1.5kg de centro de filé mignon

azeite de oliva, o quanto baste

120gr de cogumelos frescos picados finamente – eu usei um mix para pode usar o que você mais goste

2 dentes de alho

175gr de paté de foie gras

2 colheres de sopa de salsinha picada

400gr de massa folhada

1 ovo batido para pincelar

sal, pimenta, o quanto baste

Limpe o excesso de gordura do filé, se necessário. Amarre-o para que não perca a forma redonda ao cozinhá-lo (há uma técnica aqui). Aqueça 2 colheres do azeite de oliva em uma frigideira e frite o filé a fogo alto por, aproximadamente, 10 minutos selando de todos os lados. Tranfira para uma grade e deixe-o esfriar.

Na mesma frigideira, aqueça o restante do azeite e frite o alho. Antes de dourar junte os cogumelos e cozinhe por 5 minutos. Não mexa pois os cogumelos soltarão muita água e isto não queremos! Tempere com sal, pimenta e junte a salsinha e o paté (eu não tinha paté e usei uma fatia fina de foie gras na hora da montagem; também ficou muito bom!). Reserve para esfriar.

Se a sua massa folhada não vier esticada, prepare-se para um pouco de exercício. Abra a massa com o rolo, tentando não usar muita farinha extra para polvilhar a sua superfície de trabalho pois isso irá endurecer a massa. Também, tente trabalhar rápido, pois como a massa contém muita manteiga essa começará a derreter e sua massa ficará grudenta. Abra a massa de um tamanho que cubrirá todo o seu filé.

Quando a mixtura de cogumelos já estiver fria unte o meio da massa fazendo uma æcamaæ para o seu filé. Desamarre o filé e coloque-o sobre a mistura de cogumelos e paté.

Neste momento, aqueça o forno a 220 graus. Pincele todos os lados da massa com o ovo batido e feche bem a massa apertando as beiradas. Coloque o seu Beef Wellington em uma assadeira. Pincele com o ovo batido restante e leve a geladeira por 20 minutos. Isso fará com que a manteiga contida na massa endureça e não derreta ao entrar em contato com calor, mas sim comece o processo de folhado.

Asse por 50 minutos, cobrindo com papel aluminio se a massa começar a dourar demais. Corte em fatias grossas e sirva.

Eu acho este prato uma refeição em si. Não precisa de acompanhamento, no máximo uma salada verde ou aspargos ao vapor, que foi como eu servi! Na verdade, eu fiz porções individuais. Neste caso, diminua o tempo no forno para 30 minutos.

Uma resposta em “Cada dieta no seu momento!

  1. Pingback: Presentes para um Super Foodie! | Gastronomia & +

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s