Bolo de cacau para comer sem culpa (e sem a cobertura, tb!)

chocintegralcoberturaEsta semana eu testei uma receita que logo de cara achei que não fosse dar certo… Sabe quando a gente tem algo para fazer mas não confia então faz porque tem que ser feito?

Claro que cozinhar para mim é um hobby e não uma profissão. É assim que eu me sinto cada vez que coloco meu avental  e de faca e fuet em punho entro na cozinha.

Mas esta receita me parecia estranha… Fui desconfiada e, juro que não usei meu maior empenho pois imaginava um resultado totalmente diferente do que realmente aconteceu. Ainda não sei se foi um milagre da cozinha, se a receita é boa mesmo ou se foi a cozinheira que mandou bem.  😉

Era uma receita de um bolo muito natureba, com farinha integral, cacau, açucar mascavo… Tudo parecia pesado e insosso. Mas adorei esta aventura e quero convence-los de que valeu a pena. Não tenho muita experiência com farinhas integrais, principalmente quando se trata de bolos! Então fui fazendo, anotando todo o passo a passo e descobri que além de tudo é um bolo muito fácil de fazer. Nem batedeira ou liquidificador foi preciso.

A massa fica muito leve e fácil de misturar. Na verdade, o segredo é não misturar muito já que a farinha integral é mais pesada e bater demais poderia deixar o bolo solado. No sabor, tenho que confessar que ele tem um gosto bem característico de farinha integral e isso, particularmente me agrada. Ainda mais sabendo que eu posso comer sem culpa! Só alterei um tantico a receita pois achei que precisava de mais doçura e acrescentei mel, além do açucar mascavo. E o resultado final foi devorado por todos aqui de casa! Eu, infelizmente, só consegui comer um. Bem… este último bolinho, que você vê na foto lá de cima… Foi um último e derradeiro prêmio que eu me dei. Afinal, mesmo sem acreditar essas mãos que agora teclam fizeram um milagre na cozinha!

Bolinhos Integrais de Cacau (20 bolinhos ou 1 bolo grande) chocintegral1chocintegral3

2 xicaras de farinha de trigo integral fina (passada no processador e pela peneira)

½ xícara de cacao em pó

4 colheres de chá de fermento em pó

1 e ¼ xícaras de açúcar mascavo

¼ de colher de chá de sal

1 e ½ xícaras de água

¼ de xícara de mel

2 ovos orgânicos ligeiramente batidos

2/3 de xícara de óleo (a receita pedia óleo de coco, mas foi usado de canola)

2 colheres de extrato de baunilha

1. Aquecer o forno a 180 graus. Unte forminhas para cupcakes ou uma forma para bolos com manteiga e farinha (usei a integral)

2. Em uma tigela grande misture os ingredientes secos.

3. Faça um buraco no meio e adicione a água, o mel, os ovos, o óleo e a baunilha. Misture com um fuet até que todos os ingredientes estejam incorporados, mas não bater.

4. Assar no forno pre aquecido por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito. Delicie-se!

E coma logo para não correr o risco de colocar cobertura de manteiga de amendoim por cima do último que sobrar!!!

Conte-me o que achou do post:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s